Audiência para cassar vereadores do Podemos em São Luís já tem data marcada
Sessão será dia 27 partir das 14h na Sala de Audiências do Fórum Eleitoral, no Centro da capital

A juíza Janaína Araújo de Carvalho, titular da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, marcou para próxima quarta-feira, dia 27, audiência de instrução e julgamento sobre Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) na qual é pleiteada a cassação da chapa do partido Podemos lançada no pleito proporcional da capital maranhense no ano passado.
A audiência será realizada a partir das 14h na Sala de Audiências do Fórum Eleitoral, no Centro.
A direção municipal da sigla, que elegeu três representantes para o Palácio Pedro Neiva de Santana, quais sejam Fábio Macedo Filho, Raimundo Júnior e Wendell Martins, é acusada de promover fraude à cota de gênero.
O partido, no Estado, é presidido pelo deputado federal Fábio Macedo, pai de Fábio Filho, que controla a comissão provisória no município.
“Determino a oitiva do Ministério Público Eleitoral, no prazo de 2 (dois) dias, para manifestar-se sobre as questões que considere demandar imediata apreciação da autoridade judiciária, por força da regra inserta no artigo 47-B, parágrafo único, da Resolução TSE nº 23.608/2019. Após o prazo, voltem-me conclusos para prosseguimento normal do feito com a designação da audiência de instrução e julgamento”, decidiu a juíza.
A AIJE é patrocinada pelos suplentes Eduardo Bezerra Andrade e Matheus Mendes Lima de Moraes, ambos do PL, além do Republicanos.
Tem como réus, além dos três parlamentares eleitos, Maria das Graças de Araújo Coutinho, Ana Amélia Mendes Lobo Jardim e Brenda Carvalho Pereira, que concorreram ao cargo de vereadora pelo Podemos e são apontadas como “buchas” ou “laranjas” no possível esquema de fraude.
Brenda Carvalho, ressalta-se, denunciou o caso nas redes sociais. Ela recebeu R$ 300 mil do Fundo Eleitoral e obteve apenas 18 votos.
Por Gláucio Ericeira