LEGISLATIVO

Autoridades prestigiam início dos trabalhos legislativos na Câmara de São Luís

Na ocasião, foram destacadas algumas das principais matérias aprovadas pelos vereadores em 2023, como o Plano Diretor

A sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã dessa segunda-feira, 5, foi prestigiada por diversas autoridades e representantes das principais instituições do estado e do município. Todos destacaram o bom relacionamento construído com o Legislativo nos últimos anos e a importância da Casa na aprovação de importantes leis em favor da capital maranhense.

O evento, realizado no plenário Simão Estácio da Silveira, foi comandado pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSDB), e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e de outras autoridades, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten.

Na ocasião, o chefe do Judiciário maranhense destacou as expectativas para manter a relação harmoniosa entre os Poderes e fazendo sempre o melhor para a sociedade. Ele também lembrou o papel das instituições eficazes que entregam serviços para uma sociedade que tanto espera.

“O país que nós precisamos é um país em que a sociedade acompanhe as instituições, pois as instituições são fundamentais para que a sociedade se fortaleça e, portanto, possa acompanhar as instituições que são aquelas eficazes. São instituições que funcionam e entregam serviços que a sociedade tanto espera”, frisou.

Aprovação do Plano Diretor

Em seu discurso, Velten reconheceu a importante atuação da Câmara no ano que passou, destacando a aprovação do Plano Diretor tão esperado pela sociedade de São Luís. O desembargador encerrou o pronunciamento falando que o próximo desafio da Casa será a aprovação da Lei de Zoneamento.

“Nós sabemos que a Câmara tem um grande trabalho pela frente. Primeiro, devemos reconhecer que a Casa fez muito neste ano que passou, aprovando o Plano Diretor tão esperado pela sociedade de São Luís, mas agora temos uma grande expectativa na nova Lei de Zoneamento. Mesmo em um período eleitoral, que nós sabemos que não é fácil de trabalho nesta Casa, mas não podemos tirar do nosso alcance, o importante papel que tem essa Casa, com a sociedade civil que precisa e espera uma nova Lei de Zoneamento”, completou o magistrado.

Compromisso com municipalismo

Reforçando o compromisso com o municipalismo, o governador Carlos Brandão fez um balanço das ações realizadas em 2023 pelo Governo do Estado em São Luís e também apresentou o planejamento para 2024, reafirmando a parceria consolidada entre o Executivo Estadual e o Legislativo Municipal.

“Hoje, eu não poderia faltar à abertura dos trabalhos na Câmara porque são os vereadores que representam as comunidades de São Luís. Nós temos uma ótima relação institucional e de parceria com a Câmara, mantendo o nosso lema que é unidade e parceria”, afirmou Carlos Brandão.

Investimentos na capital

Entre os grandes investimentos para São Luís em 2024, o governador Carlos Brandão destacou a Avenida Metropolitana, que beneficiará todos os municípios da Grande Ilha, sendo um novo anel viário para dar mais agilidade ao trânsito. A primeira fase das obras já está em andamento. Ao todo, a via terá 10,8 quilômetros de extensão.

A Avenida Metropolitana está sendo construída pelo Governo do Maranhão em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O trecho que está em obras vai da Vila Funil, no KM-02 da BR-135, até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo, totalizando 1,6 quilômetro de extensão. Somente este trecho beneficiará 28 bairros da capital maranhense.

Além das obras de infraestrutura viária, o governo estadual começou 2024 com mais de 133 obras em execução que contemplam diversas áreas, como saneamento básico, educação, saúde, segurança pública, geração de emprego e renda, fortalecimento do turismo, entre outras.  Os investimentos são uma continuidade do trabalho realizado em 2023, quando o Estado entregou 183 obras na capital.

Autoridades presentes

Além de Velten e Brandão, a cerimônia também contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT); e dos vereadores Aldir Júnior (PL), e Jhonatan Soares – do Coletivo Nós (PT), na secretaria dos trabalhos.

O secretário Márcio Andrade, titular da Secretaria Municipal de Assuntos Políticos (Semap), representando no ato o prefeito Eduardo Braide (PSD); o 2º subdefensor-geral, Paulo Rodrigues da Costa, representando o defensor público-geral do Estado (DPE-MA), Gabriel Santana Furtado Soares; e a advogada Tatiana Maria Pereira Costa, vice-presidente da OAB/MA, representando o presidente da entidade, Kaio Saraiva, também prestigiaram a solenidade.

A PEQUENA GUERREIRA PRESENTE

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB), parlamentar assídua, chegou cedo na Casa do Povo e acompanhou a cerimônia desde a execução dos hinos de São Luís, do Maranhão e nacional, no pátio da Câmara e na sequência houve a abertura oficial dos trabalhos, que aconteceu dentro do Plenário Simão Estácio da Silveira.

“Os trabalhos na Câmara começaram hoje, mas nas comunidades nosso mandato não parou de lutar durante o recesso. Mas de qualquer forma, é sempre um grande momento a abertura oficial dos trabalhos aqui na Casa do Povo. Que seja uma legislatura de bastante produtividade para o povo de São Luís, que é o nosso principal objetivo dentro desta honrosa Casa. Que Deus nos ilumine para mais um ano de muito luta pelo povo”, comentou Fátima Araújo durante entrevista.

Por Isaías Rocha

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo