MARANHÃO
Barreirinhas-MA: Léo Costa pisou nas próprias “bolas” ao atacar Iracema Vale
Candidato a prefeito, com apoio de Amílcar Rocha, partiu para o ataque ao sabe que será derrotado
O ex-prefeito e candidato Arieldes Macário Costa, conhecido por Léo Costa (Podemos), acabou pisando nas próprias “bolas” ao atacar a Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), durante ato político. Com fala misógina e desrespeitosa atacando a parlamentar, Léo que já foi prefeito de Barreirinhas-MA de 2013 a 2016, deixou a cidade destruída e agora tenta voltar ao poder como salvador da pátria com apoio de Amílcar Rocha, que também foi um fracasso como gestor.
O preconceito, aversão ou ódio contra Iracema Vale, repercutiu negativamente para Léo Costa no cenário político maranhense, onde deputados usaram a tribuna para manifestar-se contra a fala do ex-prefeito de Barreirinhas e se solidarizaram com a Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. População de Barreirinhas também não gostou da atitude de Léo e deve se manifestar nas urnas.
Wellington do Curso (Novo) destacou a importância de Iracema como a primeira mulher a presidir a Casa e criticou a violência política de gênero sofrida pela colega: “Nada justifica os ataques à deputada”. Florêncio Neto (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB) reforçaram que disputas políticas devem permanecer no campo das ideias, sem ataques pessoais.
Fora do parlamento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Barreirinhas também condenou as palavras proferidas por Leo. “Tais palavras não apenas ferem a dignidade da mulher, mas também atentam contra os princípios democráticos que sustentam o Estado democrático de direito, sobretudo quando vêm de um postulante ao cargo máximo de chefe do município”, diz a manifestação feita por meio de nota.
Durante um ato político, Léo Costa usou expressões preconceituosas, misóginas e de ódio contra Iracama: “Mas ela tá lá cantando, né? Nem de galo, é de galinha”, disse o candidato, referindo-se à primeira mulher presidente do Poder Legislativo maranhense, devidamente alçada ao cargo através de votos de seus pares. Mesmo sabendo que faltou com respeito a Iracema Vale, Léo sequer pediu desculpas. O presidente do Podemos, Fábio Macedo, que já foi acusado de agredir mulher, até hoje se mantém em silêncio.
ELEIÇÕES 2024
Todo ataque a Iracema Vale é simplesmente porque Vinícius Vale, filho da Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, lidera a corrida pela Prefeitura de Barreirinhas. Léo que já sente o sabor de mais uma derrora, já que das 06 eleições disputadas em sua fracassada carreira política, obteve apenas uma vítória e coleciona 5 derrotas e deve somar mais um fracasso nas urnas em 2024.
Se for inveja do candidato do Podemos, Léo Costa, nem de saia ele consegue chegar aos pés de Iracema Vale.
Fonte: Marrapá