BEQUIMÃO

Bequimão-MA é incluído pelo Ministério do Turismo no mapa do Turismo

O Maranhão está representado por dez polos turísticos e Bequimão está entre os 63 municípios que foram incluídos no mapa do Ministério

O município de Bequimão, localizado no Litoral Ocidental Maranhense recebeu esta semana mais uma ótima notícia vindo do governo federal. Bequimão, detentor de inúmeras belezas naturais, como a Ilha de Imbotíua, Rio Itapetininga, Campos Nativos Inundáveis, Mata de São Domingos, além de rios, lagoas e riachos, agora foi incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, versão 2022, como mostra o Certificado abaixo. O reconhecimento tem validade de um ano.

Pode ser uma imagem de texto que diz "PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO CERTIFICADO o Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismoe dos Interlocutores Estaduais do PRT, certifica que o Município Bequimão/ MA integra o Mapa do Turismo Brasileiro registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro- SISMapa. Válido até 28/03/2023 Ministro de Estado do Turismo Gilson Machado Neto E rasika) Emitido epnoolacs Secretária Nacional de Atração e investimentos, Parcerias Concessões Débora Moraes da Cunha Gonçalves PTRAAMAD BRASIL"

Mas, você sabe a importância dessa certificação? O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas. Ou seja, se um município quiser participar da Política Nacional de Turismo, ser beneficiário das ações do MTur ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão é necessário estar oficialmente no Mapa.

O prefeito João Martins comemorou bastante a inclusão de Bequimão no Mapa do Turismo Brasileiro. Segundo ele, a certificação representa um grande avanço para o município. Não é pra menos. Estamos falando da porta de entrada da Floresta dos Guarás, região repleta de atrativos naturais e culturais.

“Bequimão foi categorizado como sendo parte do Polo Turístico Floresta dos Guarás, região que engloba também os municípios do Litoral Ocidental Maranhense, pelas características naturais e culturais semelhantes. Para a gente, é motivo de orgulho e felicidade poder receber essa certificação, uma vez que ela representa também a possibilidade do nosso município ter o desenvolvimento da sua atividade turística estimulada”, destacou o prefeito de Bequimão.

De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, o município tem 5.092 visitantes domésticos. Essas são as pessoas que valorizam a cultura, a história e todos os traços locais. A modalidade turística estimula o setor internamente. Além disso, garante inúmeros benefícios à população, fortalecendo o comércio e a economia da região visitada.

A intenção, conforme conta o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, é ampliar cada vez mais essa proposta. Um trabalho que ganha força com a inclusão de Bequimão no Mapa do Turismo. Em 2019, a Prefeitura de Bequimão já havia assinado um termo de cooperação técnica junto ao Instituto Federal do Maranhão – Campus Alcântara, para a elaboração do inventário turístico do município.

“O objetivo foi levantar o potencial turístico e identificar oportunidades para atrair investimentos e gerar emprego e renda para o nosso município. O que já consideramos um grande avanço, porque este documento deve trazer informações sobre infraestrutura de apoio ao turista, formação histórica, economia, meios de acesso, entre outras informações. Essa certificação do Mapa do Turismo Brasileiro chega para coroar esse conjunto de esforços em prol do desenvolvimento turístico de Bequimão”, completou o secretário Rodrigo Martins.

A informação foi publicada pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT e Bequimão está entre os 63 municípios maranhenses que compõem os 10 pólos turísticos no mapa, e faz parte do polo Turístico da Floresta dos Guarás, localizado no Litoral Ocidental Maranhense.

Ao todo, 2.542 cidades brasileiras, distribuídas e, 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Entre as 63 cidades maranhenses, seis estão na Baixada Maranhense, são elas: Arari, Matinha, Pinheiro, São Bento, Bequimão e Santa Helena.

Com a construção da ponte Bequimão/Central, a pavimentação da MA-211, Bequimão passar a ser o Portal de entrada da Floresta dos Guarás e vive momentos de glórias, já que o desenvolvimento começa a ganhar forma e muitas oportunidades devem surgir no município após a inauguração da ponte pelo governo do Estado.

Veja o mapa abaixo clicando AQUI…

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!