BABADO DA SEMANA

Blogueiro bolsonarista é preso por ordem de Alexandre de Moraes

Wellington Macedo é alvo de investigação por incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (3/9), um mandado de prisão contra o blogueiro cearense Wellington Macedo de Souza, emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Macedo já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos.

A ação investiga, além dele, o cantor Sérgio Reis e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) por incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia. O mandado de prisão foi cumprido em um hotel, em Brasília-DF.

Outras prisões

Macedo não é o primeiro blogueiro bolsonarista a ser investigado e ter a prisão determinada pelo STF por condutas relacionadas à disseminação de notícias falsas e ameaças a autoridades.

Em junho de 2020, Moraes determinou a prisão de Oswaldo Eustáquio durante a investigação da organização e do financiamento de atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios.

Segundo as investigações, à época, Oswaldo Eustáquio defendia uma ruptura institucional.

No mesmo mês, a extremista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, e outros cinco investigados foram alvos de mandados de prisão preventiva. O grupo chegou a acampar na Esplanada dos Ministérios e a disparar fogos de artifício na direção do prédio do STF.

Por Thayná Schuquel e Tácio Lorran

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo