MARANHÃO

Braide e opositores de Brandão curtem postagem de Camarão sobre “boa gestão” em São Luís

Manifestações evidenciam que estão dinistas e braidistas estão conversando sobre pleito de 2026

A cena política maranhense ganhou novos contornos e especulações após a publicação de um vídeo pelo vice-governador e pré-candidato ao governo, Felipe Camarão (PT), em seu perfil no Instagram, elogiando a gestão do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), também pré-candidato ao Palácio dos Leões e atual líder das pesquisas de intenção de voto.

O gesto de Camarão, que já foi interpretado como uma sinalização de aproximação, ganhou ainda mais interrogações e repercussão hoje. A publicação de Camarão foi curtida pelo próprio Eduardo Braide e também por nomes de peso da oposição ao governador Carlos Brandão (Sem partido), entre eles os deputados Othelino Neto (Solidariedade ), Leandro Bello (Podemos), além do irmão do prefeito, Fernando Braide (PSD).

As reações públicas não passaram despercebidas nos bastidores. Para analistas, trata-se de um claro sinal de que as conversas entre Braide e o grupo oposicionista, do chamado campo “dinista”, estão em curso. A construção de uma chapa envolvendo Braide, Camarão, Othelino e demais opositores ao Palácio dos Leões é vista como um movimento com forte potencial de definir os rumos da disputa de 2026.

Nesse cenário, o maior derrotado seria o sobrinho do governador, Orleans Brandão (MDB), hoje pré-candidato ao governo, que tende a ficar impotente, caso essa união se consolide.

Cenário em mutação

Embora os sinais ainda não sejam oficiais, o simples fato de Camarão elogiar Braide e receber curtidas do próprio prefeito e de expoentes da oposição já reposiciona a disputa. Em política, gestos importam – e este pode ter sido mais um passo para uma chapa fatal, capaz de redesenhar totalmente o mapa da disputa pela sucessão de 2026 no Maranhão.

E se Lahésio se juntar a Braide também?

Outro ponto que começa a ser ventilado é a possibilidade de o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (Novo) – também pré-candidato ao governo – se somar ao prefeito Eduardo Braide. Se isso ocorrer, analistas consideram que aí mesmo é que a disputa se tornará praticamente impossível para o grupo Brandão, mesmo com a máquina estadual em mãos.

Não se saberia ainda como a Lahésio Bonfim poderia ser encaixado por conta das questões ideológicas da direita. Mas ele é uma possibilidade também real ao lado de Eduardo Braide.

Por Silvia Tereza

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo