POLÍTICA

Capitão Lucas é eleito presidente da Câmara de Bacabeira-MA

Prometendo união, diálogo, trabalho e transparência ele foi eleito por seis vereadores de quatro partidos

O vereador Capitão Lucas (União Brasil) é o novo presidente da Câmara Municipal de Bacabeira – MA para o biênio 2023-2024. Ele foi eleito na tarde desta quinta-feira (07), com 06 votos dos 11 vereadores.

Capitão Lucas é parlamentar de primeiro mandato e foi o oitavo vereador mais votado na eleição de 2020, com 297 sufrágios – que representa 2,55% da votação do eleitorado da cidade.

Além do presidente eleito, a chapa vencedora denominada de “União, Diálogo, Trabalho e Transparência”, foi composta por Lucas Seixas (PMN), como vice-presidente; José Benedito Pereira Torres (PSB), como 1º secretário; e José de Arimathea Carvalho Pires (PSC), como 2º secretário.

A Mesa Diretora é composta por quatro cargos: presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. O mandato dos novos dirigentes da Mesa Executiva terá início no dia 1º de janeiro de 2023.

QUEM VOTOU?

Além dos quatro integrantes da chapa, os vereadores Carlos Torres (União Brasil) e Ademir Castro (PMN), que presidiram os trabalhos da Mesa, também votaram no grupo que elegeu Capitão Lucas. Juntos, eles vão comandar o parlamento bacabeirense a partir do próximo ano.

QUEM É ELE?

Um dos dez filhos de um casal humilde, Lucas de Jesus Gomes Lindoso, nasceu em 18 de outubro de 1962, no povoado Videl, município de Viana-MA, na Região dos Lagos, na Baixada Maranhense. Morando longe da cidade, mesmo assim conseguiu ser alfabetizado ainda na infância, situação diferente de alguns dos irmãos, pois, as dificuldades para ter acesso à educação eram desafiadoras, já que todos os dias, era preciso percorrer quilômetros de distância para poder estudar. A mãe, Faraildes Gomes Lindoso era pescadora e o pai, Valdecir Ferreira Lindoso, era um trabalhador rural, um homem do campo.

Cumprindo a sina de milhares de outros maranhenses, “despencou” para São Luís com a família na década de 80, em busca de uma vida melhor longe da miséria. Na época, com muito sacrifício deu continuidade aos estudos e serviu ao Exército.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Capitão Lucas é casado com a policial Silvana Bezerra da Silva Lindoso, com quem teve duas filhas, Keyllane e Kelcyane. Em 2004, ele chegou em Bacabeira, onde começou a trabalhar um projeto na área da segurança, para diminuir os indicadores da criminalidade no lugar. Na época, implantou o Programa ‘Bombeiro Mirim’ que trabalha a formação disciplinar de meninos e meninas, com aulas de prevenção, combate às drogas e inclusão para pessoas com deficiência.

Mesmo morando desde 2004 em Bacabeira, a sua trajetória política no município só começou em 2012, quando disputou uma vaga de vereador nas eleições daquele ano pelo antigo PR [hoje PL], na época, comandado por seu tio, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Martinho Ducarmo. Mesmo sem fazer campanha – já que estava na coordenação do então candidato a prefeito Reinaldo Calvet – obteve 149 votos, ficando entre os cinco mais votados de sua coligação, mostrando força eleitoral surpreendente na cidade.

Com uma linguagem clara e simples, é convidado pelo presidente estadual do PSL a comandar o Diretório do partido no município. Em 2016, voltou a coordenar uma campanha majoritária no município, desta vez, apoiando a candidatura da então candidata Fernanda Gonçalo, que venceu o ex-prefeito Alan Linhares.

No primeiro mandato da prefeita Fernanda, reeleita no pleito de 2020, foi convidado a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura e, em seguida, assumiu o cargo de secretário Municipal de Saúde, função que exerceu até abril de 2020, quando saiu para disputar uma das 11 vagas de vereador na Câmara de Bacabeira.

Diante de um histórico de luta contínua e corajosa sempre em defesa da melhoria na segurança pública e das causas sociais, Capitão Lucas foi eleito entre os oito mais votados para o Legislativo. Atualmente possui um mandato focado em diversas bandeiras políticas que colaboram com o desenvolvimento da cidade. Como a do esporte, infraestrutura, segurança pública, dentre outras pautas.

Por Isaías Rocha

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo