Com novos leitos de UTI abertos, São Luís sai do sufoco por enquanto
Mesmo surgindo novas vagas de UTI, não é hora da população relaxar o Isolamento Social
São Luís do Maranhão estava em uma situação muito preocupante quanto à capacidade de atendimento ás vítimas em estado grave do novo coronavírus. Ontem, a capital atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19. Eram 112 leitos de UTi e todos os 112 ocupados.
Hoje, foram colocados pra funcionar mais 37 novos leitos de UTI. Dos novos leitos abertos, já foram ocupados 7, subindo para 119 leitos ocupados. Agora a taxa de ocupação é de 79,87%.
Os leitos clínicos também ganharam reforço. Agora são 337 leitos clínicos na capital. Destes, 197 estão ocupados. É uma taxa de ocupação de 58,46%. São 70 leitos a mais. Caso estes novos leitos não tivessem sido implantados, os leitos clínicos também começariam a entrar em um taxa de ocupação muito preocupante.
Recorde de casos diários
Mas é muito difícil a quantidade de leitos colocados à disposição acompanhar a evolução da doença. Nesta quarta-feira (29), o Maranhão bateu recorde de casos diários. Pela primeira vez, o estado passou a barreira dos 300 casos diários. E por muito. Foram registrados 386 nestas 24 horas. O maior número antes registrado foi justamente no dia anterior com 276.
O estado tem hoje 3.190 casos totais, sendo que 734 estão recurados. Também foram contabilizados 184 óbitos.
A situação do estado, em especial da capital, ainda é muito preocupante e só reforça a necessidade de isolamento social, para que tenhamos menos casos e menos pessoas precisando de atendimento hospitalar.
Por Clodoaldo Corrêa