POLÍTICA

Conheça o bequimãoense Thito Fábio – candidato a deputado estadual

Filho da professora, Dona Josefa, e do encanador, Seu Francisco, Thito Fábio apreendeu desde cedo a importância do trabalho

A politica nacional de um modo geral precisa se revolucionar, integrando pessoas estudiosas, com visão de mundo, coletiva e humanitária. No Maranhão, estado mais pobre da federação, surge o jovem bequimãoense Thito Fábio, de 37 anos de idade, candidato a Deputado Estadual pelo Republicanos 10. Professor, ele tem se destacado no Litoral Ocidental Norte e Na baixada.

Ele chama atenção pela sua trajetória de luta junto aos Policiais Militares do Maranhão, às comunidades quilombolas e também em defesa da juventude maranhense. Cristão, ele construiu uma base muito sólida na igreja católica como líder de pastoral da juventude, e seminarista durante quase 8 anos.

Por ser de família humilde, o único caminho para conquistar o sucesso foi abraçar os livros e traçar seus objetivos. Thito Fábio é Mestre em Filosofia Política e Ética, formado na FAJE (MG). Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia, pelo IESMA. Além disso é Coach Integral Sistêmico, formado pela FEBRACIS. E não para por aqui, Thito Fábio é Escritor e Palestrante, com livros e artigos publicados. Foi professor de Filosofia na FACSUR, SANTA FÉ e IEMA.

Thito Fábio foi Policial Militar por 8 anos abrindo mão do concurso para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele ingressou na Polícia Militar em 2013 e liderou um movimento em defesa da nomeação dos policiais/14 que trabalhavam, mas não tinham nomeação. Essa experiência o colocou como liderança grevista em 2014, em defesa dos policiais e bombeiros militares do Maranhão.

Por defender os policiais militares e expor seu posicionamento em defesa da classe policial, acabou sendo perseguido, preso em 2016 por 20 dias no presídio militar, e expulso da PM em 2021, sendo reintegrado em 2022, onde permaneceu até 04 de agosto de 2022, quando foi licenciado para concorrer a uma vaga como Deputado Estadual.

Atualmente Thito Fábio conta com apoio de uma grande parcela dos policiais militares, principalmente da região metropolitana e da baixada maranhense. Ele conhece a realidade da Polícia Militar, pois trabalhou tanto no interior como na capital, onde atuou pelo 8º BPM, BPTUR, CPGD, Ajudância Geral, 10º BPM e no 25º BPM.

Thito Fábio ganhou bastante visibilidade no Litoral Ocidental Maranhense pelo trabalho que desenvolveu em Cururupu, como coordenador do programa Ronda Escolar, o que levou a redução da violência nas escolas, proporcionando a comunidade escolar tranquilidade e paz. E como professor de Filosofia no IEMA. Como palestrante impactou milhares de pessoas com suas palestras sobre família, inteligência emocional, liderança e educação.

Criador do projeto JUVENTUDE 2.0 que visa ajudar jovens a construir uma vida melhor, com oportunidades de emprego, renda e formação acadêmica, Thito tem alcançado milhares de jovens da região e partes do Maranhão.

Thito se autotodefine Quilombola. Em Bequimão, sua cidade natal, tem uma base muito forte, pois conta com o apoio de todo o movimento quilombola, segundo ele, criado em 2017, junto com outras lideranças, o Movimento Quilombola de Bequimão – MOQBEQ.

Thito Fábio pode ser a grande surpresa desta eleição, por ter uma base bem plural, uma marca da sua capacidade de dialogar com diversos públicos, o coloca em disputa com os grandes nomes da região e do Estado.

Vem inovando em sua campanha eleitoral, apresentando novas propostas, coerentes com a realidade do povo do Maranhão, a exemplo de propor a criação de uma universidade estadual para a baixada maranhense.

Thito Fábio 10147

Novo nome, nova história. 10147.

Fotos: Diaz Fotografia

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!