EMPREENDEDOR NOTA 10

Edivaldo Jr recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Edivaldo venceu etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com programa Feirinha São Luís

Com a conquista da etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que venceu na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) com o programa Feirinha São Luís, se credencia para concorrer à etapa nacional prêmio que ocorre ano que vem. Na disputa estadual, o gestor concorreu ainda na categoria Inovação e Sustentabilidade com o programa dos Ecopontos, que ficou como finalista. O evento, realizado no Multicenter Sebrae (Cohafuma) na noite desta quinta-feira (8), reuniu autoridades das esferas federal, estadual e municipais, além de representantes empresárias e de entidades parceiras do Sebrae. A edição deste ano homenageia o presidente Juscelino Kubitschek.

Resultado leva o prefeito Edivaldo a concorrer, ano que vem, à premiação em nível nacional; durante a cerimônia, gestor destacou a importância da Feirinha São Luís para a economia, cultura e valorização do Centro Histórico da cidade; esta é a segunda vez que o prefeito ganha o prêmio.

“É a segunda vez que tenho a honra de receber essa premiação de Prefeito Empreendedor. Em 2016 foi com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, agora, em 2018, com a Feirinha São Luís, uma iniciativa de apoio aos pequenos produtores rurais, aos artesãos e artistas da nossa cidade, de incentivo ao turismo, de valorização da nossa gastronomia e que também gera emprego e renda, além de incrementar a valorização do nosso Centro Histórico”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, das filhas Talita e Vitória, do pai deputado Edivaldo Holanda e de secretários municipais, entre os quais, Ivaldo Rodrigues, que responde pela Secretaria de Assuntos Políticos e também é o coordenador da Feirinha São Luís. O deputado federal e senador eleito Weverton Rocha também prestigiou o evento, entre outros políticos presentes.

O prefeito destacou que a premiação chega para coroar um trabalho iniciado em sua gestão e que hoje está consolidado no calendário da cidade, reunindo famílias, amigos e turistas que agora têm, aos domingos, um lugar para se divertir e consumir produtos de pequenos produtores de forma segura. A Feirinha é um sucesso e tenho um grande orgulho de ter sido criada na nossa gestão”, assinalou o prefeito Edivaldo.

Durante seu pronunciamento o prefeito Edivaldo destacou que, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a Prefeitura de São Luís realiza, na região do Centro Histórico, o maior programa de revitalização feito em três décadas e que a Feirinha, que acontece todos os domingos das 7h30 às 15h na Praça Benedito Leite, tem contribuído para valorização do espaço. “A Feirinha São Luís é um programa que tem contribuído para a valorização do Centro Histórico e também fomentado a agricultura, cultura, turismo e gastronomia”, enfatizou o prefeito Edivaldo ao receber a premiação.

Na ocasião, Edivaldo agradeceu a equipe de governo que tem colaborado para que a Prefeitura obtenha destaque em diversas frentes. “Nenhum de nós chegou aqui sozinho. Temos uma equipe que nos ajuda na luta diária pela cidade, que sabe das dificuldades que temos enfrentado”, destacou o prefeito após a premiação. O prefeito Edivaldo foi o anfitrião da cerimônia de entrega da premiação.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Edilson Baldez das Neves, a 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi uma das mais concorridas. “É uma imensa satisfação recebê-los para celebrarmos juntos, nesta noite, resultados de gestões públicas que tomaram para si o empreendedorismo e inauguraram uma série de mudanças significativas em favor dos seus municípios”, disse Edilson Baldez ao falar com os prefeitos presentes.

O secretário Ivaldo Rodrigues também destacou a importância do prêmio e o reconhecimento da Feirinha como a premiação. “A gente consegue, com essa ação, além de revitalizar o Centro Histórico, gerar emprego e renda, capacitando mão de obra por meio da economia criativa. O programa se consolida e tem tudo para vencer a etapa nacional” , afirmou o coordenador da Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues.

O deputado Edivaldo Holanda, que na ocasião representou o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, destacou a importância das gestões municipais para o bom andamento do país.”Na atual conjuntura, com certeza, uma das tarefas mais difíceis é o trabalho de governar. Num momento de crise, como este que a nação atravessa e cujos atingidos principais são os municípios lá na ponta, que dependem de recursos escassos, que decrescem a cada mês, com as transferências cada vez menores, os prefeitos têm que se dedicar e buscar, com suas equipes, caminhos inteligentes para driblar a crise e levar o melhor para suas cidades. Os prefeitos brasileiros são herois, principalmente no Maranhão”, destacou o deputado.

Falando em nome da bancada maranhense no Congresso Nacional, o deputado federal e senado eleito, Weverton Rocha, se colocou à disposição dos gestores. “Nossa bancada tem mantido uma relação estreita com os municípios. É sempre bom estimular a boa prática. É na dificuldade que se identifica os bons gestores. Estamos à disposição”, ressaltou.

PRÊMIO

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Sebrae distribui prêmios em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas Escolas; Desburocratização e Implementação da Redes Simples e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual.

As ações, segundo explicou  diretor superintendente do Sebrae, João Martins, têm com foco os pequenos negócios formais ou em processo de formalização, individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas ou rurais.

Na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, a Prefeitura de São Luís concorreu com duas outras prefeituras: Rosário e Buriti Bravo. O Prêmio Prefeito Empreendedor é o principal evento do Serviço de Apoio ao Pequena e Média Empresa, Sebrae – MA. Nesta edição, 56 projetos foram inscritos, sendo destes 15 prefeitos finalistas.

Fotos: Maurício Alexandre

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close