EMAP suspende venda antecipada de passagens de ferryboat para veículos no feriado da Independência
Motoristas que viajarem nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro terão que enfrentar filas nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) determinou a suspensão da venda antecipada de passagens para veículos no serviço de ferryboat durante o feriado prolongado da Independência. A medida valerá para os dias 5, 6, 8 e 9 de setembro e afeta os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara.
De acordo com comunicado afixado nos guichês das empresas operadoras — Internacional Marítima, Servi Porto e Henvil — a comercialização de bilhetes para automóveis será feita exclusivamente por ordem de chegada, mediante a fila de espera.

A decisão gerou insatisfação entre passageiros que já convivem com longos atrasos no embarque. Relatos apontam que a espera pode chegar a 18 horas no terminal da Ponta da Espera e ultrapassar 24 horas no Cujupe, principalmente em períodos de grande movimento.
Além das filas, usuários denunciam problemas recorrentes no serviço, como falhas mecânicas nas embarcações e suposto favorecimento a determinados passageiros. “Isso é um absurdo. Além dos ferries quebrarem com frequência, ainda temos que enfrentar filas humilhantes. Sempre aparece alguém com ‘peixe’ dentro do terminal, que consegue embarcar sem esperar”, reclamou uma passageira que viaja semanalmente para a Baixada Maranhense.
Outro usuário relatou que já perdeu a vaga em uma viagem mesmo possuindo bilhete. “Na Semana Santa, mesmo com passagem comprada, só consegui embarcar em um extra duas horas depois, porque colocaram outra pessoa no meu lugar. Isso acontece sempre no Cujupe”, afirmou.
As críticas ao serviço de ferryboat no Maranhão são frequentes, mesmo quando há venda antecipada de passagens. Com a suspensão temporária desse sistema, a expectativa é de filas ainda maiores durante o feriadão, aumentando o desgaste dos passageiros.



