BEQUIMÃO

Forte tremor de terra atinge Bequimão-MA

Vários povoados do município de Bequimão foram atingidos com o tremor

Na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h, o município de Bequimão, no Litoral Ocidental Maranhense foi atingido por um forte tremor de terra. Centro da cidade e bairros como Cidade Nova, Estiva, Balandro e Barroso foram atingidos. No bairro Balandro, segundo informações, uma casa ficou com rachaduras.

Em povoados como Paricatiua, Santana e Calhau que ficam localizados às margens do Rio Itapetininga, o tremor foi muito forte, segundo relatos de moradores. Na comunidade Santana, existe relatos que uma casa ficou com rachaduras.

Segundo informações de internautas, um vento forte se aproximou de Bequimão e uma bola de fogo passou nos céus da cidade como se fosse uma tocha. Para quem viu, a tocha pode ter caído no mar e ocasionado esse tremor.

Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) informou que dois asteróides de dimensão média iriam passar perto da Terra entre a noite desta sexta-feira (13) e o começo do sábado (14). A partir de cálculos de órbita, foi descartada qualquer possibilidade de que os objetos ofereçam risco ao planeta.

Lindley Johnson, do gabinete de coordenação de defesa planetária da agência, afirma que os asteroides são observados há anos e têm órbitas bem estudadas.

— Ambos estão passando a cerca de 14 distâncias lunares da Terra, ou a cerca de 5,6 milhões de quilômetros de distância. Pequenos asteroides chegam a essa distância da Terra o tempo todo — disse.

Um dos asteroides mede entre 120 e 260 metros. O outro é maior: tem de 290 a 650 metros. Eles orbitam o sol e, eventualmente, passam nas vizinhanças da Terra.

Até o momento, foram descobertos mais de 19 mil objetos com essa característica – considera-se vizinhança da Terra uma distância de até 50 milhões de quilômetros. São feitas cerca de 30 novas descobertas por semana.

VEJA MAIS...

ARTIGOS RELACIONADOS

23 COMENTÁRIOS

  1. Pela distância de 5, 6 milhões de.quilometros e pelo pequeno diâmetro de 260 metros, não provocaria esses abalos em algumas parte da Terra. Ronivaldo, prof de FÍSICA do IFMA .

      1. Gosto de ler comentários. São respeitosos. Cultura pura. Ciência pura. Educação a flor da pele. Bom, muito bom.
        De técnicos em futebol nestes tempos atuais nos transformamos em especialistas em direito. Juristas renomados. Criticos de musica, arte etc.
        Não existe um assunto não internet, nas redes sociais que imediatamente temos de dar opiniões, especializadas. Baseadas em uma grande e das maiores verdades: porque eu acho, e fim. Kkkk.

      2. Infelizmente estamos sujeitos a isso em nenhum lugar na terra tem segurança 100%, são asteróides, meteoros, meteoritos e a qualquer momento um ou outro vai sair de óbitos e entrar na atmosfera e se foi placas tbm estamos sujeitos.

  2. Os que eles viram foi a estação espacial internacional (ISS ), eu a vi cruzando o céu do Nordeste nesse momento e eu estava aguardando a passagem dela sobre nós a vários dias pois tenho app que mostra a sua trajetória 24hs e ela não caiu coisa nenhuma. O tremor foi um pequeno sismo, nada a ver com a luz no céu.

  3. Eu ainda continuo com saudades do meu interior humildade perto de Bequimão estou ha 20 anos ki aai dela lá mas vou sempre ki posso em meu lugar de origem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close