MARANHÃO

Futura Secretária da Mulher, Abigail Cunha expõe suas empregadas domésticas para tentar provar que gosta de negra

Deputada estadual e esposa do prefeito de Barra do Corda-MA, acabou se envolvendo em uma polêmica sobre racismo nas redes sociais

No dia em que foi oficialmente anunciada pelo governador Carlos Brandão, como a futura Secretária da Mulher em sua gestão, a deputada estadual, Abigail Cunha (PL), esposa do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, se envolveu em uma polêmica nas redes sociais sobre racismo e acabou se complicando ainda mais, quando expôs suas empregadas domésticas para tentar provar aos maranhenses que gosta de negra.

Abigail Cunha tentou se defender do que ela chamou de acusações infundadas, e se complicou ainda mais ao postar foto ao lado de suas duas funcionárias domésticas, chamando-as de “donas da minha casa”, numa defesa totalmente ingênua, desnecessária e que soou ainda mais preconceituosa, escreveu o jornalista Marco D’Eça.

Com 30 anos de carreira no jornalismo maranhense, Marco D’Eça foi categórico ao dizer que a deputada estadual Abigail Cunha (PL) expôs-se desnecessariamente em redes sociais do Maranhão; e expôs também as próprias empregadas domésticas de sua casa. Segundo o texto do jornalista, a parlamentar reclamou que havia sido acusada de não gostar de mulheres negras; para se defender, postou foto ao lado de suas empregadas, dizendo: elas “são as donas de minha casa”.

E como bem disse Marco D’Eça, se ninguém tinha ouvido falar das tais acusações de preconceito contra a parlamentar, ela se expôs gratuitamente por achar que o fato de contratar mulheres pretas a faz gostar de mulheres pretas.

Na verdade, muitas madames contratam mulheres negras para trabalhar em suas casas simplesmente por conta da mão de obra barata, não porque gostam de pretas. Se alguém havia acusado Abigail de racista, talvez tenham sido suas “amiguinhas” particulares e ela tentou mandar um recado pelo mensageiro errado: rede social. Se complicou e mostrou que Carlos Brandão fez a escolha errada, se caso confirme sua indicação à Secretaria da Mulher.

AS PÉROLAS DE UM RACISTA

– “ah, eu não tenho nada contra pretos. Tenho até amigos pretos”.

– “como é que eu sou racista se tenho funcionárias negras?”.

Estas são algumas das clássicas respostas para quem é pego em flagrante num crime de injúria racial ou racismo puro e simples.

Não há nenhum dado público que aponte para qualquer tipo de preconceito por parte da deputada Abigail Cunha; mas a sua tentativa de responder a alguma provocação que ela tenha ouvido, acabou por expor seu desconhecimento das causas sociais, raciais e de gênero.

Na mesmo dia em que expôs suas empregadas negras em redes sociais, Abigail recebeu a nomeação do governador Carlos Brandão (PSB).

Ela vai ser secretária…. da Mulher…

E acrescentou “tenho certeza que daremos continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela amiga e secretária, Célia Salazar, que comandou a pasta com mestria todo este período. Desejo sucesso aos novos secretários e secretárias do governo do Maranhão”.

E como dizem os mais experientes, melhor Brandão cortar logo o mal pela raiz, antes que seja tarde demais…

Por Marco D’Eça

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo