Governador Carlos Brandão recebe Medalha Liberdade
A honraria é o reconhecimento ao seu compromisso com a Defensoria Pública
Em São Luís, durante a Conferência Anual da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), realizada no auditório da instituição, nesta sexta-feira (19), o governador Carlos Brandão foi agraciado com a Medalha Liberdade, a mais alta honraria concedida pela instituição. A condecoração é um reconhecimento ao compromisso do governador em fortalecer o papel da Defensoria Pública e promover o acesso a direitos no Estado.
Brandão, que é entusiasta do trabalho realizado pela Defensoria e tem sido um apoiador ativo do crescimento institucional nos últimos anos, recebeu a Medalha Liberdade com um discurso em que destacou a importância da instituição na garantia do acesso à justiça e na defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis.
Na ocasião, o governador pôde reafirmar seu compromisso em promover a igualdade de direitos para todos os maranhenses, trabalhando em parceria com a DPE. “Se nosso governo já tinha um compromisso com a Defensoria, agora, com essa medalha, certamente continuaremos defendendo essa causa, que eu apoio desde muito tempo”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O defensor-geral da DPE, Gabriel Furtado, ressaltou o compromisso do governador Carlos Brandão e de outros agraciados com o fortalecimento e crescimento da Defensoria, consolidando-a como uma instituição essencial na garantia do acesso à justiça para todos os maranhenses.
“É um gesto de gratidão às pessoas que ajudaram a Defensoria a crescer e a permitir que a gente pudesse atender cada vez mais pessoas. Hoje, a gente resolveu homenagear o governador com a primeira entrega da Medalha Liberdade, porque ele foi um personagem-chave na história do Maranhão, desde o início da Defensoria Pública e da sua interiorização e crescimento”, disse o defensor-geral.
Condecorado com a Medalha Liberdade, o ex-defensor-geral, Alberto Bastos, destacou a importância da Defensoria Pública do Estado do Maranhão como instrumento gratuito de acesso aos direitos para os maranhenses, e reconheceu a atenção que o governador Carlos Brandão tem dado à expansão do órgão.
“Estou muito feliz neste Dia Nacional da Defensoria Pública, em receber a Medalha Liberdade, que é a maior honraria da instituição. É um reconhecimento a todos pelos trabalhos prestados, inclusive, ao governador Carlos Brandão, que ajudou muito. A do Maranhão foi a Defensoria que mais cresceu em todo o país, saltando de 39 comarcas para 66 comarcas, atingindo mais de 140 municípios”, pontuou Bastos.
Medalha Liberdade
Neste ano de 2023, instituída pelo defensor-geral Gabriel Furtado, a 1ª Edição da Medalha Liberdade homenageou autoridades que têm fortalecido o papel da Defensoria Pública na promoção do acesso a direitos. A comenda também foi criada em dedicação a representantes da sociedade civil, em reconhecimento às suas trajetórias e lutas contra as desigualdades sociais.
A honraria recebeu o título de Medalha Liberdade em alusão ao Bairro São Luís, reconhecido como o primeiro quilombo urbano da capital maranhense e o maior da América Latina. O nome representa a luta contra as desigualdades sociais e o compromisso em promover a liberdade e a justiça para todos.