Ministério Público diz haver crime em divulgações de dados pessoais por blogueiros maranhenses
O caso revela que, no afã de atacar a pré-candidatura de Felipe Camarão ao governo do Estado, pode existir uma suposta máquina de produção de notícias caluniosas.

Em despacho realizado nesta quarta-feira (22), o Ministério Público do Maranhão constatou que houve “materialidade delitiva” em conduta de jornalistas na divulgação de dados pessoais como CPF, RG e informações bancárias de vice-governador do Maranhão.
Os investigados seriam blogs ligados ao governador Carlos Brandão, seu irmão Marcus brandão e seu sobrinho pré-candidato a governador, Orleans Brandão.
No documento da 19ª Promotoria Criminal do Ministério Público do Maranhão, a promotora de justiça Marinete Ferreira Silva Avelar diz que, após analisar “detidamente os autos, constata-se a presença de elementos informativos consistentes e convergentes aptos a evidenciar, em tese, a materialidade delitiva e os indícios suficientes de autoria em relação aos Representados.”
Na primeira manifestação do órgão sobre o tema, a promotora ressalta ainda que a divulgação de documento submetido a segredo de justiça, contendo dados pessoais sensíveis, como números de CPF, RG e informações bancários “reforça a gravidade concreta da conduta e amplia o potencial lesivo da divulgação”.
A promotora ressalta ainda que as “evidências disponíveis nos autos são robustas o bastante para demonstrar tanto a prática dos crimes quanto a identificação do autor” e encaminha o caso à Diretoria das Promotorias de Justiça da Capital para dar seguimento à investigação.
O caso revela que, no afã de atacar a pré-candidatura de Felipe Camarão ao governo do Estado, há uma máquina de produção de notícias caluniosas e disposta a cometimento de crimes no joga de tudo-ou-nada da política.



