Guerra entre Brandonistas e Dinistas, e canetada do STF faz duas vítimas: Iracema Vale e Jaqueline Heluy
Pelo visto o tiro seria no Diretor Institucional da Alema, Marcus Brandão, mas a "bala" dinista atingiu em cheio Iracema Vale
As confusões formadas nos últimos meses envolvendo Brandonistas X Dinistas, e a canetada do Superior Tribunal Federal (STF), acabou respingando diretamente na Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB) – que não tem nada a ver com a treta palaciana. A servidora da Alema há 33 anos, a jornalista Jaqueline Heluy também é vítima desse tiroteio bélico.
Bem antes da eleição para a escolha do(a) presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, os ânimos se acirraram entre Dinistas X Brandonistas, dentro e fora do parlamento. O resultado da eleição da Alema mostrou um empate entre Iracema Vale X Othelino Neto por 21 a 21 votos e clareou aos maranhenses que os grupos Dinista e Brandonista estão rompidos, principalmente após a conferência dos votos, onde as acusações passaram a ser pautas na tribuna do parlamento. A vitória de Iracema por idade deixou os dinistas furiosos.
O Solidariedade acabou judicializando o processo eleitoral interno, levando para a mesa do STF, que até agora não definiu nada, mas tem como relatora a ministra Carmén Lúcia. MDB, Republicanos, PCdoB, também endoçaram a mesma briga: uns a favor de Iracema Vale e outros a favor de Othelino Neto. O certo é que essa confusão toda acabou respingando na deputada Iracema Vale, que não gosta de briga, mas é a principal atingida nessa briga por poder.
Para não deixar um dia sem tiroteio no Rangedor, o STF mandou a Presidente da Assembleia, Iracema Vale exonerar a diretora de comunicação, jornalista Jaqueline Heluy, servidora da casa desde 1991, alegando nepotismo por grau de parentesco. Nem mesmo o nepotismo cruzado pode ser aplicado à diretora da Alema, já que ela não é parente até 3º Grau, nem de Brandão, nem de Iracema.
Pelo estrondo dos tiros disparadoss nos últimos dias em cima do Palácio do Rangedor, o que parece é que a guerra terá novos capítulos nos próximos dias. Pelos menos duas vítimas já foram identificadas nesse tiroteio bélico por briga de poder: Iracema Vale e a jornalista Jaqueline Heluy.