Luto: Morre o lendário radialista Rui Dourado
Rui foi o maior criador de personagens no rádio maranhense
O rádio maranhense está de luto mais uma vez. Nesta quinta-feira (4), faleceu em São Luís, o lendário radialista Rui Dourado ao 81 anos de idade. Ruy Dourado se notabilizou principalmente na Rádio Timbira, nas décadas de 1970 e 1980, pelo quadro esportivo “Futebol de Meia Tigela”, onde interpretava o personagem “Xeleléu”, que fazia ásperas críticas ao cenário esportivo, político e social.
Posteriormente, atuou na Rádio São Luís, mas ficou caracterizado como um dos mais importantes comunicadores de todos os tempos do Maranhão. Rui fez escola no rádio, já que muitos radialistas começaram a carreira por aptidão em ouvir o mestre das criações.
O jornalista e radialista Danilo Quixaba, a maior revelação do rádio maranhense nos últimos 10 anos, lamentou a morte de Rui Dourado, mas destacou a capacidade intelectual do lendário comunicador. “Rui Dourado era gênio na voz, no humor e principalmente no raciocínio. Futebol de meia-tigela, Ronda Policial e Bom Dia São Luís foram programas especiais unicamente por sua forma criativa, irônica e talentosa de fazer um show em rádio. Raridade em qualquer lugar hoje, era autêntico e genioso. Conheci aos 9 anos de idade e o visitava com frequência quando criança. Por ironia do destino, hoje trabalho na rádio que anteriormente em frequência AM, foi seu último grande palco. Obrigado, grande Rui! O mundo, o rádio e sua família perderam demais hoje com sua partida. Em nome do Sindicato dos Radialistas do Maranhão, do qual ele também compunha, nosso luto e condolências”, descreveu Quixaba em sua página na rede social.
As informações preliminares são de que Rui Dourado teria se sentido mal em casa, no Parque Athenas, onde residia e foi levado a uma casa de saúde, onde faleceu. Ele tinha problemas de coração e de diabetes, mas ainda era lúcido.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE RUI DOURADO