CINEMA

Morre cocriador do Homem-Aranha, Steve Ditko

O quadrinista foi encontrado morto em sua casa, tinha 90 anos de idade

Steve Ditko foi um importante desenhista e criador de personagens icônicos dos quadrinhos. Segundos as autoridades, Ditko morreu dia 29 de junho, mas apenas nesta sexta (06) confimaram sua morte. De acordo com o site TMZ, a causa da morte teria sido ataque do coração devido às artérias entupidas. Tinha 90 anos e morava em Manhatthan, Nova York.

Sempre muito recluso, Stephen Ditko passou a se interessar por desenhos quando via seu pai lendo quadrinhos no jornal, se alistou no exército durante a Segunda Guerra e era responsável por criar os quadrinhos dos jornais do exército.

Ao lado do roteirista e editor Stan Lee, criou personagens emblemáticos como Homem-Aranha e Doutor Estranho – este último ganhando ainda mais projeção devido a versão cinematográfica que pode ser vista no filme Vingadores: Guerra Infinita. Por ser muito discreto, a fama e os créditos de suas criações se voltaram para Lee, que até hoje faz pontas em filmes e aparições publicas, com presença também nas redes sociais.

Primeira aparição do Homem-Aranha na Revista Amazing Fantasy #15. Imagem: Reprodução

Seus trabalhos mais notáveis foram criados na Marvel Comics, enquanto que também teve créditos na criação de personagens para a rival da Marvel, a DC Comics.

Repercussão

Personalidades do meio cinematográfico, ilustradores, jornalistas, músicos e escritores lamentaram a morte de Steve Ditko nas redes sociais.

“Hoje, a família Marvel lamenta a perda de Steve Ditko. Steve transformou a indústria e o universo Marvel, e seu legado nunca será esquecido. Nossos pensamentos estão com sua família, entes queridos, e fãs durante este tempo triste.” – Marvel Entertaiment

“Steve Ditko foi um dos criadores mais surpreendentes na história dos quadrinhos, e nos mostrou que há um herói em todos nós. Nossos corações vão para seus entes queridos, e todos que o conheciam.” – DC Comics

“Adeus, Steve Ditko.” – Scott Derrickson (Diretor)

“RIP Steve Ditko, um dos meus artistas de quadrinhos favorito. Obrigado.” – James Gunn (Diretor)

https://twitter.com/genesimmons/status/1015432454142906368

“RIP Steve Ditko, que acabou de morrer aos 90. O Doutor Estranho de Ditko foi diretamente responsável por inspirar meu gesto com a mão. Steve também criou o Homem-Aranha, Besouro Azul, Questão, a Trepadeira, o Capitão Átomo e muitos mais. Ele fez a minha infância mágica. Nós o honramos, Steve Ditko.” – Gene Simmons (Músico)

 “Steve Ditko vivia sob seus ideais. Ele via coisas do seu próprio jeito, e ele nos deu uma forma de enxergar que era realmente única. Que foi frequentemente copiada. E nunca igualada. Eu sou uma pessoa diferente porque ele estava neste mundo” – Neil Gaiman (Jornalista e Escritor)

Com informações de Omelete e Folha.

Mostre mais

Aquiman Costa

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2015) e Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação (2018), ambos pela Faculdade Estácio de São Luís.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo