POLÍCIA

Polícia prende 13 pessoas com carga de cigarros contrabandeados

A carga de cigarros proveniente de descaminho foi apreendida no município de Turiaçu-MA

A Polícia Militar através dos policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), pertencentes ao 10º Batalhão em Pinheiro, recebeu informações na noite do dia 04 de que embarcações de grande porte e desconhecidas estavam navegando no litoral de Turiaçu/MA e teriam como destino um porto no Povoado Santa Rita, localizada em uma fazenda da região.

A tripulação das embarcações ficou em suspeição, pois as luzes estavam apagadas e motores em baixa rotação com o objetivo de as manterem desapercebidas. De acordo com as informações recebidas pelos policiais essas atitudes despertaram a suspeita quanto ao seu carregamento.

Ao chegarem no local a equipe do GOE utilizou uma aeronave remotamente pilotada para realizar o reconhecimento do local e orientar a operação. No sobrevoo foi identificada uma estrada de terra que levava à uma clareira, onde estavam 4 caminhões e 2 carros de passeio.

Ainda durante a madrugada de hoje (05) foi iniciada a incursão na área da fazenda e por volta da 01h40, ainda com pouca luminosidade, foi constatado que se tratavam de caminhões carregados com cigarros oriundos fruto de descaminho. Os quatro motoristas foram rendidos e receberam voz de prisão. Nessa ação um dos motoristas tentou evadir-se do local em um dos caminhões, sendo impedido mediante ação tática da equipe do GOE. Um quinto homem foi capturado em um veículo de passeio, ele daria apoio ao bando caso fosse necessário um outro motorista.

Indagados sobre a localização do porto os homens revelaram a posição, indicando aos policiais o caminho que foi seguido em marcha. No porto foram identificadas quatro embarcações pesqueiras grandes, tripuladas por 8 homens que as organizavam. Em uma das embarcações era visível a existência de caixas de cigarro, dessa forma foi dada voz de prisão a todos os presentes no local.

Os homens embarcados informaram ser de Carutapera/MA e frisaram ser a segunda vez que participavam do ilícito, revelando que recebem R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por cada embarcação que guiavam. Além disso deixaram claro que havia um barco maior em alto mar de onde buscavam a carga que abastecia as embarcações menores.

O GOE acionou e recebeu apoio das guarnições das cidades de Turiaçu e Turilândia para condução dos presos. Foi direcionado ao local das prisões um outro caminhão para carregar as caixas que ainda estavam em um dos barcos. Tanto os conduzidos quanto os materiais apreendidos foram apresentados na 5ª Delegacia Regional de Pinheiro. no total, 13 pessoas foram conduzidas.

Por Vandoval Rodrigues

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!