Prefeito Braide contrata a mesma empresa que presta serviços médicos ao Socorrão I para gerenciar Hospital Veterinário
Segundo documentos do Portal da Transparência, o Instituto Transformar teria ganho contrato no Socorrão I por dispensa de licitação

O Instituto Transformar IT-SL venceu chamamento público nº 001/24 para gerenciar o Hospital Veterinário que está sendo construído pela Prefeitura de São Luís, na Avenida dos Portugueses, no bairro Vila Izabel. A empresa teria sido a terceira colocada no certame, mas acabou ficando com o contrato de forma muito estranha após a segunda colocada questionar o resultado na Justiça.
Ocorre que a Prefeitura da Capital Maranhense, sem explicar as razões, teria desabilitado a primeira e a segunda colocadas, e declarado o Instituto Transformar como vencedor do certame. O curioso é que as outras duas entidades que disputaram o certame, seriam especialista no atendimento veterinário.
E o Instituto Transformar é o mesmo que já havia sido contratado em 2022 pelo Prefeito Eduardo Braide (PSD) para prestação de serviços médicos na área da Cirurgia Geral no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I. O valor do contrato realizado com dispensa de licitação foi de R$ 2.267.365,44 (dois milhões, duzentos e sessenta e sete mil, trezentos e sessenta e cinco reais e quarenta e quatro centavos).
A atual secretária municipal de saúde, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, chancelou as duas contratações. Na época do contrato com o Socorrão I, ela era diretora-geral da unidade e assinou a contratação. Ana Carolina ratificou e autorizou a contratação direta por dispensa de licitação. Agora, após substituir Joel Nunes Júnior na pasta da saúde, Ana contrata o mesmo Instituto que cuida de hospital humano para cuidar de um hospital veterinário.
Por Clodoaldo Corrêa