NOTÍCIAS

Prefeitura de Bequimão leva atividades da IX Semana do Bebê Quilombola aos Quilombos não certificados

As ações aconteceram neste sábado (27) e beneficiaram moradores de 9 comunidades quilombolas

Encontros e rodas de conversa marcaram o terceiro dia da IX Semana do Bebê Quilombola, nas comunidades quilombolas em processo de certificação pela Fundação Cultural Palmares. As atividades foram realizadas em Boa Vista, Pontal e Monte Palma, e também contou com participação de moradores das comunidades Olho D’água, Carnaubal, Iriritiua, Monte Alegre, Águas Belas e Flexal. Os encontros contaram com palestras sobre cultura, ancestralidade, meio ambiente, educação, assistência social, costumes e saberes.

Para a líder quilombola da comunidade Monte Palma, Fernanda Pereira Rodrigues, a chegada das atividades da  IX Semana do Bebê Quilombola na comunidade valoriza bastante as comunidade e os seus moradores.

“Nossa comunidade sempre foi esquecida pelo poder público. De uns anos para cá, a gente começou a ser descoberto, principalmente na gestão do ex-prefeito Zé Martins, que teve um olhar abrangente para os quilombos. Somos uma das comunidades quilombolas pioneiras, com mais de 30 anos. Essas atividades são importantes para nosso povo, já que há muitos anos não tínhamos um movimento desse em nossa comunidade. Tenho certeza que outros benefícios virão para cá, principalmente após a certificação”, destacou a liderança quilombola, que se mostrou satisfeita e disse esperar muito mais em 2022.

O secretário de Promoção da Igualdade Racial, Fábio Silva, que percorreu os quilombos neste sábado (27), falou da satisfação em poder ver o povo feliz com a chegada do poder público em seus povoados.

“Mesmo essas comunidades não estando certificadas, a pedido do prefeito João Martins, elas foram incluídas da programação da IX Semana do Bebê Quilombola, onde foram realizados encontros e rodas de Conversas, atividades lúdicas e culturais, valorizando a cultura e ancestralidade de cada um. A documentação de certificação já foi enviada para a Fundação Palmares há mais de um ano e a gente aguarda a certificação. Nosso planejamento prevê incluir todas as comunidades quilombolas, certificadas ou não na programação da X Semana do Bebê Quilombola já em 2022. Já é uma realidade a inclusão dessas comunidades nas ações da Secretaria de Igualdade Racial. E esses encontros realizados hoje serviram para reforçar a identidade quilombola, suas origens e organização das comunidades”, ressaltou o secretário.

O secretário municipal de Administração e Finanças visitou os encontros neste sábado (27) acompanhado de secretários e do vice-prefeito Magal e destacou o trabalho realizado nessas comunidades pela Prefeitura de Bequimão durante a IX Semana do Bebê Quilombola. “Estamos acompanhando In loco e dando o suporte necessário para que a logística seja atendida da melhor forma, dentro das necessidades e de nossas possibilidades. E graças a deus as ações estão tendo uma resposta muito positiva. A IX Semana do Bebê Quilombola é a primeira da gestão João Martins e se Deus quiser ano que vem será ainda melhor”, destacou o secretário.

Secretários Sidney Bouéres, Rodrigo Martins, Josmael Castro Jr, vereador Pedro Acará, vice-prefeito Magal e lideranças políticas e quilombolas

A IX Semana do Bebê Quilombola é uma realização da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento do poder público municipal conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Josué Montello, Coletivo Bora Ver, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O encerramento da IX Semana do Bebê Quilombola será nesta terça-feira (30), a partir das 15h, na Praça da Matriz, com várias atividades lúdicas e culturais. Também são esperadas as presenças de crianças, adultos e idosos de todos os quilombos, além de autoridades e lideranças locais.

Participaram do terceiro dia de evento o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal); os secretários Sidney Bouéres (Administração e Finanças), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular), Fábio Silva (Igualdade Racial), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo) e Francisco Carlos Macedo (secretário Adjunto de Cultura); além de lideranças quilombolas e políticas. Em Pontal, o vereador Pedro Acará também esteve presente.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!