ARTIGO

Radiotube no Nordeste

Uma experiência para toda vida

Poderia fazer uma matéria cheia de depoimentos, relatos, mas resolvi ser “egoísta” pela primeira vez na vida. E a partir de agora vou tentar descrever o que foi a Oficina Radiotube em Ipojuca no Estado de Pernambuco.

Dia 29 de outubro de 2018, uma segunda-feira que parecia ser igual à todas as outras. Até então parecia. Mas esse símbolo só durou até o aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, onde conhecemos os primeiros integrantes da oficina (Allan & Carol). Ao chegar a Recife-PE, teve-se o primeiro contato direto com quase toda turma que faria a Oficina Radiotube no interior Pernambucano. Os que já se encontravam no local combinado, em frente aos correios, alguns ainda muito tímidos, outros já bem entrosados, parecia que em poucas horas uma família iria se formar. Precisou juntar-se todos dentro de um ônibus para começar verdadeiramente a comunicação espontânea.

A primeira a dar o tom foi a organizadora Rosângela Fernandes, que deu as boas-vindas ao Estado de Pernambuco, mesmo sendo carioca, e com uma linguagem fácil, mostrou que ali todo mundo era igual independentemente do Estado ou da cultura. Foi o bastante para unir cada vez mais o grupo que tinha um só objetivo, buscar conhecimento. Após percorrer aproximadamente 1h até o distrito de Porto de Galinhas, um dos paraísos do nordeste, a primeira parada foi para o almoço. Logo em seguida, chegamos à Pousada das Galinhas, que encantou os integrantes. Bastou chegar e fazer o chek-in, o destino de quase todos foi a praia de Porto de Galinhas, um verdadeiro paraíso do Brasil. Primeiro os integrantes se assustaram ao perceber que lá o sol se despede mais cedo e a noite chega por volta das 17h. Uma novidade para muitos, principalmente para os maranhenses (Allan, Carol, Regina e João Filho).

Após descanso durante a noite, outra surpresa encanta os participantes da oficina, o dia chega às 4h da manhã, o sol nasce mais cedo, bem diferente de outros Estados da região nordeste. Com mais essa novidade, veio o belíssimo café da manhã na Pousada das Galinhas, que tem um layout altamente simples, mas encantador. Mas o dia estava apenas começando, muitos ansiosos para iniciar a Oficina Radiotube, que seria realizada no centro da cidade de Ipojuca-PE. Após o café da manhã, do dia 30 de outubro, todos seguiram com destino ao local da oficina. Foram 15 minutos de viagem, paisagens belas e uma cidade com características de sul e sudeste, mas com um povo genuinamente nordestino. Nós estávamos em Ipojuca-Pernambuco.

Ao chegar ao Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP) um palco já estava montado e a expectativa de todos os comunicadores sociais e profissionais de várias atividades era talvez encontrar um grande artista ou um ídolo. Mas como entrar gente desse porte em uma oficina que onde o tema era Crianças e Adolescentes na Mídia? O que nenhum participante sabia era que o artista seria ele mesmo.

Primeiro todos fizeram o credenciamento, receberam crachá, material didático e logo em seguida aconteceu a abertura oficial com a presença de representantes da Petrobrás, principal patrocinador do evento. Logo em seguida, a primeira atividade em grupo para discutir como a gente definiria o tema Crianças e Adolescentes na Mídia em 5 palavras e como queríamos essa pauta na mídia. Foi na apresentação do trabalho que tive a primeira impressão que ali todos os participantes eram talentos puro, artistas por natureza. E claro, uma dinâmica para aquecer os cérebros e animar a turma que ainda se conhecia.

Depois veio o intervalo para um lanche daqueles que deixam saudades. Mas após o maravilhoso lanche, veio uma aula inovadora para todos os integrantes. A pauta era produção de vídeo em celular. A demonstração do instrutor Jairo Coelho deixou todo mundo curioso. Como todo bom professor quer ver o resultado da aula, os alunos tiveram que colocar em prática aquilo que aprenderam na sala de aula. Os participantes foram divididos em grupos e cada um tinha que produzir um vídeo com um plano diferente. Parecia algo impossível, mas o resultado foi emocionante para muitos integrantes.

Após uma manhã de compartilhamento de conhecimentos, veio a hora do almoço. Uma hora e meia depois as atividades voltaram a serem executadas em sala de aula. Desta vez foi a vez da carioca-pernambucana Adriana, que deu uma verdadeira aula sobre as técnicas de entrevista. E para aperfeiçoar, a oficina recebeu a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) da Cidade de Recife-PE, a senhora Lívia Aguiar, que concedeu uma entrevista coletiva aos participantes da oficina. O momento foi inesquecível para todos.

Mas já chegava a hora de mais um lanche do dia. Depois de muitas atividades, o estômago também queria trabalhar, uma parada para abastecer o motor. Após o lanche Rosângela Fernandes passou uma aula sobre produção de campanhas de rádio e vídeo. Os participantes ficaram ainda mais curiosos no que viria no dia seguinte. O fim do primeiro dia chegou e a noite já brilhava em Ipojuca-PE. Já estava na hora de voltar para Porto de Galinhas.

Ao chegar a Pousada a turma se dividiu, alguns integrantes saíram para passear, outros para jantar, mas uns preferiram tomar banho de piscina. O último dia da oficina se aproximava, as emoções já se afloravam, mas a união entre os participantes estava cada vez maior. Chega o grande dia, 31 de outubro, um marco na vida de cada participante da oficina. Um café da manhã com sabor de despedida, porém muitas atividades nos aguardavam em Ipojuca. Às 8h30 começaram as atividades. A turma foi dividida em 4 grupos. Dois grupos produziram campanhas para o rádio e dois produziram vídeos, entretanto o trabalho não poderia fugir do tema.

Após planejamento, discussões e produção, o material saiu da melhor forma possível. É claro que teve ajuda dos instrutores (Adriana e Thamires) e na engenharia ficaram Douglas Vieira e Jairo Coelho. Mas as atividades estavam apenas iniciando. Às 11h foi a vez de invadir o laboratório de informática onde Rosângela explicou como abastecer o radiotube de informações com visão social e cidadã. Mais um grande momento da oficina. Assim, chegou a hora do almoço e todos foram ao restaurante abastecer o tanque.

Na volta do almoço foi a vez de assistir às produções feitas pelos participantes. Todo mundo curioso, na imaginação de cada um, seria um vexame geral. Mas a surpresa foi maior ainda, os trabalhos ficaram excelentes, e cada um pôde falar um pouco de seu talento através do vídeo ou do rádio. Uma tarde de alegrias e emoções. O ano já estava ganho por tudo que aconteceu durante três dias no interior pernambucano.

Para finalizar veio a atividade mais difícil de uma Oficina que reuniu pessoas de vários Estados da região nordeste e culturas diferentes, mas com objetivos iguais. Era a hora de receber o certificado e falar alguma coisa sobre a oficina, de cantar, declamar um poema, ler uma frase ou até mesmo chorar. Chorar foi a tarefa mais fácil, a emoção tomou conta de todos, a saudade chegou e a hora de dizer até outra oportunidade já apontava no relógio. Foram três dias para entrar na história do nordeste, onde reuniu irmãos de sangue diferentes, mas com a mesma força e garra. Muito obrigado radiotube pela oportunidade de reunir gente como a gente. Pessoas que pensam diferentes, mas que sonham iguais. Obrigado Rosângela, obrigado Adriana, obrigado Thamires, obrigado Douglas, obrigado Jairo pelo aprendizado, mas principalmente por reunir tanta gente humilde e de bom coração. E sem citar nomes, obrigado a todos pela companhia e compartilhamento de experiências. Para finalizar quero deixar um versículo da bíblia: “Em todo tempo ama-se um amigo, e na hora da angústia nasce um irmão”. Um grande abraço!

Foto do profissional do Rio Grande do Norte

Foto de profissionais do Estado da Paraíba

Foto de profissionais do Estado de Pernambuco

Foto de profissionais do Estado da Bahia

Foto de profissionais do Estado do Maranhão

Foto de profissionais ilustres do Estado do Rio de Janeiro e Brasília

Por João Filho

 

Mostre mais

Artigos Relacionados

Um Comentário

  1. Muito boa a oficina, carrego com ela grandes aprendizados e grandes pessoas. Com o relato cheio de detalhes, deu para sentir cada momento novamente. Gratidão João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo