BEQUIMÃO

São João de Bequimão realizado pelo prefeito João Martins deixa saudades aos amantes da cultura

Após 2 anos suspenso por conta da pandemia, este ano o prefeito João Martins realizou uma festa junina totalmente raiz

O São João de Bequimão mal acabou e já deixa saudade no coração de todos os munícipes. Os bequimãoenses finalmente puderam reviver a emoção e a grande felicidade em apreciar a efervescência cultural de suas manifestações populares durante o período junino.

Um espaço único foi montado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em frente a praça Santo Antônio, para receber os amantes da cultura popular. Quase cinquenta atrações locais e regionais fizeram a festa durante nove dias de evento. Participaram do São João de Bequimão 24 brincadeiras locais, 12 brincadeiras da região do Litoral Ocidental e da Baixada Maranhense e 11 bandas, totalizando 47 atrações culturais.

“O nosso município sempre teve uma tradição muito forte de realizar um São João que atrai a população de Bequimão e também a população de municípios vizinhos. É um recomeço, uma retomada. Nós temos absoluta certeza que, com a segurança das vacinas, isso só tende a melhorar. E nós queremos dar a nossa contribuição, entregando o melhor para a nossa população e para os nossos visitantes”, disse o prefeito João Martins.

Bumba meu boi, terecô, forró de caixa, tambor de crioula, pajelança, caixeiras do divino, cacuriá, quadrilha, dança do ventre, dança contemporânea e portuguesa, entre outras atrações, como a Banda Raiz Tribal, Elias Monkbel e Forró Sacode, movimentaram o arraial oficial do município. “Melhor atração de todo o São João. Viva o reggae!”, declarou a professora Rosiney Goes, ao comentar a apresentação da Banda Raiz Tribal.

A festa contou, ainda, com as atrações do Terreiro Cultural, incorporando ao festejo junino bequimãoense toda a força e originalidade das manifestações afro-brasileiras, herança cultural preservada até hoje pelas comunidades tradicionais e quilombolas do município.

Para o secretário de Administração e Finanças, Sidney Bouéres, mais uma vez o trabalho realizado em equipe e o bom planejamento deram certo. “Um sucesso absoluto, feito com planejamento, responsabilidade, muito esforço de toda equipe e acima de tudo com amor por Bequimão, que na verdade esse é o segredo do sucesso para tudo. Estamos orgulhosos de todo o resultado positivo, o prefeito João Martins está de parabéns, mas quem realmente ganhou com tudo isso foi a cultura e a população bequimãoense”, destacou Sidney Bouéres.

Secretário Sidney Bouéres ao lado do vice-prefeito Magal, do chefe de gabinete, Lucas Santos e demais amigos durante Arraial de Bequimão-MA

O local também se tornou referência na geração de emprego e renda para os proprietários de barracas que comercializaram comidas típicas, lanches e bebidas. “Tudo que a gente planejou está sendo executado. Foram vários dias planejando, organizando, discutindo de como seria o formato do nosso arraial. Então surgiu a ideia de fazer uma Vila Junina, com barracas padronizadas. Toda uma estrutura onde o público pudesse se sentir acolhido e com toda a comodidade para aproveitar da melhor maneira possível o nosso evento. E graças a Deus deu tudo certo”, finalizou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!