POLÍTICA

Senadores e Deputados Federais premiados?

Serão premiados, nesta segunda-feira (13), deputados e senadores das cinco regiões do país, da direita à esquerda

Parlamentares de 13 partidos e 11 unidades da federação serão premiados na noite desta segunda-feira (13) na cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2018. A premiação contempla deputados e senadores das cinco regiões do país, da direita à esquerda. O ecletismo reforça o espírito da iniciativa, de valorizar os congressistas que mais se destacam ao longo do ano na produção legislativa, independentemente de partido ou matiz ideológico.
Neste ano serão homenageados 31 deputados e 14 senadores. Eles foram escolhidos por meio de três filtros: consulta popular, na internet; avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso; e júri especializado, com representação de cinco segmentos da sociedade.
Os vencedores serão anunciados somente na cerimônia marcada para as 20 horas no Porto Vittoria Espaço de Eventos. Integraram o júri especializado a consultora empresarial Anna Paula Losi, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, a professora e pesquisadora Marisa Von Bülow, o jornalista Sylvio Costa e o líder ativista Tom Barros. Na votação dos jornalistas, foram ouvidos 89 profissionais de imprensa de 44 veículos diferentes.
A edição deste ano tem duas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”) e quatro especiais: “Redução das Desigualdades Sociais”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, “Defesa da Advocacia Pública” e “Defesa da Agropecuária”.
Como sempre, só puderam ser votados parlamentares que não respondem a acusações criminais em inquéritos ou ações penais.
O processo de votação pela internet ocorreu entre 1º e 31 de julho. Cada participante pôde votar em somente um nome nas categorias especiais. E em até dois senadores e no máximo três deputados, nas categorias gerais. Os votos recebidos pela internet foram validados somente após passarem por auditoria interna e por análise externa, a cargo da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Criado para estimular a população a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, o Prêmio Congresso em Foco se transformou em um grande fato em si mesmo, um marco no calendário político e social da capital federal.


O Prêmio Congresso em Foco foi criado para reagir contra a chamada “negação da política”. Isto é, aquele conjunto de ideias preconceituosas que reforçam a rejeição popular ao Parlamento e, em última instância, à própria democracia. O pressuposto é de que toda atividade política é naturalmente corrupta, mito que está na raiz de concepções totalitárias cultivadas tanto à direita quanto à esquerda.

Para mais informações, acesse: bit.ly/PremioCongressoemFoco2018

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close