ALUNO

Três passos para aproveitar as férias e fazer dela uma aliada antes do vestibular

O período é estratégico para o descanso, organização e combate aos pontos fracos

Durante o ano de preparação para o vestibular o estudante está imerso no estudo e em contato com um grande volume de conteúdo. Além das matérias obrigatórias é necessário ler (e analisar) as obras propostas pelas universidades, fazer simulados e estar sempre atento às notícias do Brasil e do mundo. Por isso, quando o período de recesso chega, é importante usar o tempo de forma inteligente.

As férias escolares trazem grandes oportunidades para os vestibulandos desde descansar e organizar os estudos até resolver questões burocráticas. Conversamos com o coordenador do Anglo, Daniel Perry, a fim de obter instruções para tirar o máximo proveito deste período estratégico do ano.

1. Decisão

O primeiro passo para realmente desfrutar dos dias livres é saber o que se vai fazer com o tempo. O coordenador Perry indica: “O estudante deve fazer uma autoanálise de como foi o primeiro semestre”. Dessa forma, o aluno vai poder tomar a decisão de usar o tempo unicamente para descansar, aproveitar para aprimorar os pontos fracos com uma revisão em ritmo leve ou estudar integralmente. O estudo é importante “se o estudante identifica que tem profundas lacunas”.

2. Planejamento

Depois que o vestibulando souber qual caminho seguir, é importante estabelecer uma programação. “Se o aluno decidir estudar, a recomendação é investir no que ele não sabe. A sugestão é que ele estabeleça uma rotina de estudo com dias, horários e assuntos definidos. Caso ele não consiga cumprir, é importante registrar o que faltou e, no segundo semestre, suprir as defasagens nos momentos de brecha”.

Já para aqueles que decidirem relaxar, uma ótima opção é aproveitar para conhecer os lugares que se almeja estudar. Vale conferir como cada instituição organiza para receber os candidatos e se programar. Os dias livres possibilitam as visitas já que nem toda universidade que se deseja pode estar perto de casa. Apesar de não ser período letivo, o candidato terá a oportunidade de conhecer as instalações.

Faz parte também do planejamento, para todos os estudantes, separar e revisar os documentos necessários para a realização das provas – sejam elas no meio do ano para treinar ou as “para valer” no final do segundo semestre. “Agora é o momento de o aluno fazer um RG novo, caso ele tenha um antigo”.

Os estudantes devem estar atentos às publicações de editais das instituições de interesse e checar as instruções para a realização das provas. Uma boa ideia é anotar em um calendário o dia de cada prova e horário. Além da visualização ficar mais clara é possível organizar melhor o cronograma de estudos para o segundo semestre.

3. Equilíbrio

O período livre é um tempo para se organizar e também para estar atento ao bem-estar físico e mental. “É recomendável atividades físicas não só nas férias. O aluno tem de ter esse cuidado para aliviar o estresse e cuidar da saúde”.

O coordenador ainda mostra que se pode relaxar e aprender ao mesmo tempo: “O lazer é um momento de descanso da cabeça, porém, filmes e peças de teatro são também importantes porque contribuem para o repertório e isso é essencial para o vestibular. Fazendo isso, o aluno aumenta a capacidade analítica, os recursos linguísticos e as possibilidades de citação”.

Por fim, o importante é manter a ansiedade sob controle e ter equilíbrio nas ações. “No período de férias, o aluno que for estudar não deve ter um ritmo extenuante. É necessário reservar momentos para lazer e descanso, sendo um lazer cultural ou não”.

Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br–  O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo como pioneiro na criação de cursos preparatórios para vestibular no Brasil. Em vinte anos, consolidou-se no mercado com qualidade incontestável diante das aprovações nas principais universidades do país e expandiu para atuar também no Ensino Médio. Surgiu assim o Sistema Anglo de Ensino que, atualmente, fornece material estruturado – da Educação Infantil ao Pré-Vestibular – às escolas conveniadas em todo país. O curso focado no vestibular possui, hoje, três unidades e mantém a excelência unindo a tradição e a inovação constante. Desde 2010, o Anglo integra o portfólio de escolas e cursos da SOMOS Educação.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close