TURISMO

“Turismo é alternativa econômica para todas as faixas de renda”, destaca Weverton Rocha

O artigo foi escrito e publicado pelo senador maranhense Weverton Rocha, do Partido Democrático Trabalhista

No momento estamos vivendo um período difícil, em que todas as atividades econômicas sofrem com as incertezas geradas pela pandemia. Mas com vacinação, se Deus quiser, iremos superar o pior momento e vamos precisar retomar o crescimento econômico. Quando essa hora chegar, é estratégico ter um olhar especial para o setor do turismo, que tem um potencial importante de geração de emprego e renda e, se desenvolvido dentro de um planejamento sustentável, é uma alternativa democrática e inclusiva para o ganho de todas as faixas de renda.

O Maranhão é estado com grandes atrativos naturais e patrimoniais. São Luís, além de praias, manifestações culturais e culinária diferenciada, tem o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal. Os Lençóis Maranhenses são uma paisagem única, que já começam a ser descobertos pelo mundo. E as chapadas ao sul do estado oferecem a combinação perfeita de beleza e turismo de aventura.

Na semana que passou, estive em Riachão, atendendo a um convite para conhecer as belezas e potencialidades do local. Ali tem um complexo de aventura que inclui vários munícipios. Fiquei encantado e empolgado com as possibilidades que aquela região tem para investimentos.

Para transformar todo esse potencial em atividade econômica é necessário estímulo do Estado e parceria com a iniciativa privada.

Em Brasília, como senador, estou lutando por recursos federais para garantir a infraestrutura necessária, estradas, aeroportos regionais e planos de interligação com outros polos turísticos, dentro e fora do Maranhão. Com essa base lançada, o governo do estado e os municípios poderão dar o passo seguinte, que é estimular investidores privados a apostarem nessas regiões. Estamos falando de lugares belíssimos.

É fundamental que em paralelo seja desenvolvido um trabalho de preparo da população para que todos possam ganhar dinheiro com o turismo. Do guia a pequenas empresas locais de serviços, passando pelos empreendedores individuais. Afinal, turistas consomem comida, lembranças, objetos úteis para aproveitar ao máximo o divertimento oferecido pelo local.

Temos tido muitos avanços no Maranhão nos últimos anos, em diversos setores. O próximo grande desafio é alavancar o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável para reduzir a desigualdade social, gerando riquezas para a população, com iniciativas em que todos possam ganhar. O turismo é um ótimo caminho nesse sentido.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo