Vargem Grande-MA: Pesquisa aponta Preto com 55,5% – o dobro de Diegão da Madeireira
Preto é o candidato a prefeito indicado pelo grupo do prefeito Carlinhos Barros para sua sucessão
O prefeito de Vargem Grande-MA, Carlinhos Barros (PCdoB), há sete anos e seis meses no cargo, tem o seu governo aprovado pela maioria dos eleitores da cidade, mesmo tendo uma gestão sem transparência. Sete em cada dez (68,7%) avaliam a gestão de Barros, como ótima ou boa, conforme levantamento do Instituto Três Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (12), pela Rádio e TV Difusora.
O índice de aprovação do governo, combinado com popularidade e liderança de Carlinhos Barros, podem explicar o desempenho do candidato a prefeito indicado pelo grupo governista na disputa municipal nas eleições de outubro deste ano.
A pesquisa aponta uma vantagem consolidada de Preto (PP), sobre o segundo colocado. Ele tem mais que o dobro da intenção de votos de Diegão (PL), mantendo a vantagem em todos os cenários pesquisados.
No cenário espontâneo, quando é perguntado ao eleitor em quem ele votaria sem apresentar nomes, o resultado foi o seguinte: Preto com 48,2%; Diegão com 18,5%; Carlinhos Barros, 3%; Dr Miguel, 0,3%; não sabe ou não quiseram responder, 29,2%; nulo ou branco somam 0,8%.
No cenário estimulado, quando os entrevistados têm acesso a nomes dos pré-candidatos, a pesquisa teve os seguintes números: Preto, 55,5%; Diegão, 21%. Não sabe ou não quiseram responder, pontuou com 22,2%; Nulo/Branco/Ninguém, 1,3%.
Rejeição
O Instituto também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Quando perguntados ‘Em qual desses candidatos (as), o senhor (a) não votaria de jeito nenhum?’, o resultado foi o seguinte: Diegão lidera com 53,3% e Preto aparece apenas com 18,8%. Não sabe ou não responderam, 24,4%; Nulo/Branco/Ninguém, 3,5%.
Avaliação do governo
Sobre a avaliação da administração do atual prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, 68,7% aprovam e 31,3% desaprovam.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 a 7 de agosto, na zona urbana e rural, ouvindo 400 eleitores com 16 anos ou mais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MA-02708/2024. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.