MEIO AMBIENTE

Voluntários do Movimento Mangue Sem Lixo realizam ação de replantio do mangue

A ação é em alusão ao Dia da Árvore e semana do Meio Ambiente comemorado em todo Brasil

Os voluntários do “Movimento Mangue Sem Lixo” vão realizar neste sábado, dia 25 de setembro, às 11h, na comunidade de Mojó, no município de Paço do Lumiar /MA, o replantio da vegetação do mangue atingida pelo excesso de lixos em suas raízes.

Na última ação do movimento, realizado no mês passado (22/08), foram retirados 400 quilos de resíduos sólidos desta área, que agora receberá sua vegetação de volta. “A ideia do Movimento Mangue Sem Lixo não é só limpar o mangue, pois sabemos que não vamos conseguir tirar todo o lixo que tem nele, mas além de alertar a população e os moradores da região, queremos fazer o replantio desta vegetação, que vem sofrendo com essa quantidade de plásticos em suas raízes”, afirmou Graça Soares, atual presidente da Ong Arte Mojó.

O “Movimento Mangue Sem Lixo” é uma iniciativa da Organização Não-Governamental (ONG) Arte-Mojó, da Associação de Trabalhadores Rurais de Mojó e Montanha Russa, Sítio Jiboia, Associação Ambiental Orla Viva e Quinta do Azulejador, com apoio do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e da Prefeitura de Paço do Lumiar.

As atividades de catação do lixo do mangue acontecem uma vez por mês, em razão da grande quantidade de lixo depositados nas áreas de manguezais de toda região litorânea da Grande Ilha de São Luís. A iniciativa conta com a participação de voluntários e entidades.

Os interessados em ser voluntários ou contribuir com doação de máscaras, luvas e sacos de lixo (de preferência biodegradáveis) para realização do referido evento, poderão entrar em contato com os organizadores pelo número 99118-3377, redes sociais @ongartemojo ou pelo e-mail: artemojo@hotmail.com. (Fonte: Assessoria Ong Arte Mojó).

Atividades do dia 25/09, a partir das 10h
– Oficina de desenho, com exibição no Lambe-Lambe
– Exposição de fotos no varal
– Exposição das peças artesanais feitas com a fibra da bananeira
– Replantio das sementes na área mais atingida pelo lixo

Localização
Comunidade de Mojó
Município de Paço do Lumiar – MA
Encontro no Sítio de Maria Donato – Montanha Russa

Contato Assessoria
Celular: (98) 981241511 / 99118-3377
E-mail: artemojo@hotmail.com
Instagram: @ongartemojo

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo