ARTIGO

Blogueiro transformado em “santo padroeiro” da Assembleia Legislativa é acusado de ameaçar comunicadora de morte

Victor Landim foi denunciado por Izianna Pereira, que, em vídeo, detalha momentos de perseguição e ameaças

A Assembleia Legislativa do Maranhão, instituição que deveria zelar pela defesa dos direitos dos cidadãos, tem se transformado, nos últimos meses, em palco de episódios lamentáveis e atitudes pouco republicanas. Em vez de priorizar pautas como a precariedade das estradas estaduais, a escassez de leitos hospitalares e a constante falta de medicamentos na Farmácia Estadual (FEME), o plenário tem sido ocupado por discursos em defesa de agressores, anistia a golpistas e ataques a adversários políticos.

O mais recente episódio protagonizado na tribuna diz respeito à divulgação de uma suposta conversa privada entre o vice-governador Felipe Camarão e o blogueiro Victor Landim — este último conhecido por seu histórico de perseguição e violência contra mulheres. Mesmo com registros em boletins de ocorrência e processos judiciais, Landim tem sido tratado por parlamentares de perfil conservador como um “cidadão de bem”. O caso tomou tamanha proporção que motivou uma nota oficial da Procuradoria da Mulher da Alema, assinada pela deputada Viviane Coelho, em que se dá mais atenção à referida conversa do que a episódios reais de violência de gênero.

Enquanto o print de mensagens privadas divulgado por Victor Landim era debatido com destaque no plenário da Alema, um caso de feminicídio chocava o interior do estado: uma mulher foi assassinada com 30 facadas pelo ex-companheiro na cidade de Riachão. Mesmo diante da brutalidade do crime, a Procuradoria da Mulher não emitiu sequer uma nota de repúdio, priorizando, curiosamente, a repercussão política da conversa vazada.

Nesta semana, novas acusações contra Victor Landim vieram à tona. A comunicadora Izianna Pereira, ligada ao Instituto Visão Nova, publicou um vídeo nas redes sociais denunciando que foi vítima de perseguições e ameaças por parte do blogueiro, que se tornou o “Santo Padroeiro da Assembleia”, em referência à proteção que ele estaria recebendo de parlamentares bolsonaristas como Yglésio Moyses e Mical Damasceno.

No depoimento, Izianna relata episódios de intimidação, perseguição e até ameaças de morte, que a levaram a solicitar uma medida protetiva junto à Justiça. Em tom de desabafo, afirma diretamente: “Você não é dono do Maranhão”, frase que resume o clima de medo e tensão vivido por ela. Segundo a comunicadora, Victor Landim age com a sensação de impunidade, desdenhando da Justiça e das instituições de segurança pública.

Ela também insinuou que o vazamento das conversas com o vice-governador Felipe Camarão pode ter sido motivado por interesses financeiros, apontando Landim como alguém disposto a tudo por dinheiro. Ao mesmo tempo, fez um apelo à deputada Mical Damasceno — que já teria sido alvo do blogueiro — e ao próprio Felipe Camarão, para que saibam com quem estão lidando.

As declarações de Izianna deveriam servir de alerta às autoridades, especialmente à Polícia Civil, diante da possibilidade de novas vítimas surgirem. O caso lança luz sobre a incoerência institucional da Assembleia Legislativa, que, em nota, tratou Landim como “cidadão”, ignorando os registros policiais que pesam contra ele.

O vídeo de Izianna também levanta suspeitas sobre as articulações nos bastidores do poder, incluindo possíveis encontros com figuras como o ex-prefeito Aldenir Neves, o que reforça a percepção de que o plenário da Assembleia vem sendo instrumentalizado por interesses escusos. A presidente da Casa, Iracema Vale, ao endossar oficialmente essa narrativa, dá sinais de que pode estar sendo manipulada politicamente para manter esse “espetáculo” em exibição.

É inconcebível que um personagem com esse histórico seja tratado como protagonista em debates parlamentares. O silêncio diante da violência real contra mulheres, enquanto se amplifica a voz de um agressor notório, é um duro golpe contra todas as vítimas e uma vergonha para o Legislativo maranhense.

Veja abaixo o vídeo de Izianna Pereira.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo