SAÚDE

Dr. Gutemberg faz apelo para população usar máscaras e evitar aglomeração

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís é médico e sabe do perigo desse vírus letal

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador Dr. Gutemberg (PSC), fez um apelo à população maranhense para que todos continuem tomando as medidas de proteção contra a Covid-19, especialmente agora, com a alta taxa de transmissão da doença (o Estado já registrou mais de 30 mortes por dia) e o aumento da ocupação de leitos nos hospitais públicos e privados na capital (mais de 90% de ocupação).

“As pessoas continuam se aglomerando, fazendo festas clandestinas, brincando com a vida. Tudo indica que a sobrecarga no sistema de saúde vai piorar. Vamos precisar de mais leitos e hospital de campanha. Meu apelo é do coração: entre na onda da salvação. Evite aglomeração, use máscaras, álcool em gel e lave bem as mãos. São gestos que fazem toda a diferença. Quando sair de casa, escolha a sua vida e a do próximo”, enfatiza Dr. Gutemberg.

O vereador, que é médico e também está na linha de frente do combate a doença, destacou ainda o aumento de forma exponencial dos casos da doença, pois a variante P1 da Covid-19, a mesma de Manaus, é mais agressiva.

“No início, a Covid-19 atingia mais os idosos e pessoas com comorbidades. Agora, a nova variante é mais agressiva, rápida e letal, principalmente, para os jovens. Está inclusive formando infecções mais graves e em menos tempo do que a doença vista na primeira onda. Estamos diante de um ser invisível que é muito mais patogênico e transmissível. Antes, nas Unidades de Saúde, chegava um familiar de cada vez com sintomas da doença. Hoje, chegam famílias inteiras com os sintomas ao mesmo tempo. De forma silenciosa, a doença ataca as vias aéreas e pulmões. Por isso, seja consciente ao sair de casa. Tome as medidas de segurança, e não brinque com a sua vida e a do próximo”, finaliza Dr. Gutemberg.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo