Educação 0 a 10 Abandono: Escola abandonada há anos preocupa o Tibirizinho
A São Luís da propaganda, não é a mesma da realidade há muito tempo na zona rural
Abandono, tristeza, insatisfação e descaso! Esses são alguns atributos usados para definir uma unidade de educação básica (UEB), localizada no bairro Tibirizinho, zona rural de São Luís. As imagens são as mais cruéis em uma cidade que é a capital e tem mais de um milhão de habitantes.
Há mais de uma década, a escola Nossos Amiguinhos está completamente abandonada. O local, que antes era fonte de educação, hoje é uma preocupação para os moradores da comunidade.
De acordo com moradores, a escola está cheia de mato e lixo. Os vândalos já depredaram e saquearam o que ficou. Além disso, o local serve de banheiro e abrigo para usuários de drogas.
Segundo os moradores, o Nossos Amiguinhos foi reformado e ampliado na gestão do então prefeito João Castelo. Mas algum tempo, já na gestão de Edivaldo Holanda Júnior, o prédio foi fechado novamente para uma outra reforma e nunca mais reabriu.
Atualmente, a UEB Nossos Amiguinhos funciona no subsolo da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Tibiri. O local foi alugado pela prefeitura de São Luís, enquanto o prédio próprio abandonado deteriora com o passar dos anos.
Cabe ao Ministério Público investigar e punir os culpados por esse descaso com os moradores do Tibirizinho. è dinheiro público sendo jogado fora na cara do contribuinte.
Por Tarcísio Brandão