LEGISLATIVO

Eidimar Gomes reitera pedido de urbanização da Praia da Guia

Parlamentar destacou o grande potencial turístico, ainda inexplorado, da orla marítima localizada na região da Vila Nova

A vereadora Eidimar Gomes (PL) reiterou ao Governo do Estado a importância da elaboração, em caráter de urgência, de um projeto de urbanização da Praia da Guia, na Vila Nova, situada na área Itaqui-Bacanga, em São Luís.

No dia 11 de abril de 2016, a parlamentar oficializou ao Governo do Estado, por meio da Indicação nº 114/2016, sugerindo que a Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (SECID) realizasse a urbanização da orla marítima do espaço. Em 11 de junho do ano passado, o poder público estadual chegou a anunciar a Ordem de Serviço para o início da obra.

Na manhã desta quinta-feira (07), a parlamentar visitou o local e destacou a importância do investimento para preservar o meio ambiente e promover à população o banho de mar saudável, além de proporcionar um grande potencial turístico, ainda inexplorado.

“A Praia da Guia tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Com a urbanização, ela será inserida como mais um ponto de lazer, desafogando o grande número de turistas e banhistas que circulam pelas demais praias da capital maranhense, além de gerar emprego e renda para toda a comunidade”, disse Eidimar Gomes.

Praia da Guia

Situada no bairro da Vila Nova, a Praia da Guia faz parte de uma das mais bonitas e boas para banho em São Luís. O espaço é cercado por manguezais e altas dunas. As raízes grandes, o verde da vegetação e as águas turvas compõem a paisagem do lado direito da orla, principal local de chegada.

Para atravessar a maré cheia deve-se ir ao final da Rua Julieta Ramos, no bar Estação da Guia e pegar uma canoa, trajeto feito em dois minutos. Vale muito a pena ir ao começo da vazante para curtir o banho de mar e após a maré descer bastante andar pela orla da praia. Na maré seca a travessia pode ser feita a pé.

O lado direito da praia é composto por manguezais e rios, enquanto do lado esquerdo temos areia clara, grande extensão de rochas, dunas, falésias avermelhadas, e na maré baixa, piscinas naturais. Para conhecer as piscinas naturais é indispensável ir com quem já conhece o local.

Como chegar?

Para se deslocar ao local, o ponto de referência é o bairro da Vila Nova, em São Luís. Na localidade, deve-se seguir na Avenida José Sarney até o ponto final dos ônibus (fica antes do Hospital Aquiles Lisboa). No ponto final do ônibus, vira-se à esquerda, na Rua Julieta Ramos.

Outra referência, além do ponto final é a Cooperativa de Moto Táxi Vila Nova, uma casa de muro verde, que fica bem ao lado. Descendo a Rua Julieta Ramos, pode-se seguir reto até o final, que dará no bar Estação da Guia, ou no final da rua virar a direita, que dará nessa placa.

Para quem necessita de transporte público, todos os ônibus Vila Nova fazem o percurso (Calhau, Ariri, São Mateus e Sol Nascente). Podem ser pegos no Terminal da Praia Grande até o bairro. Aí é só virar à esquerda e seguir por uns 5 minutos de caminhada até a praia.

Por Isaías Rocha

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!