POLÍTICA

Eleição 2024 pode repetir 2016: Yglésio pode desmontar Braide em debate e assegurar segundo turno

Deputado estadual é um parlamentar combatente e sabe a hora de riscar o palito no barril de pólvora de Braide

As pequisas realizadas há 2 anos mostram o mesmo cenário registrado agora entre o prefeito Eduardo Braide, que lidera as pesquisas, mas muito desgastado após possíveis escândalos de corrupção em sua gestão e o deputado federal Duarte Júnior, muito rejeitado dentro do próprio grupo.

De acordo com os levantamentos divulgados, pode haver uma possível disputa de segundo turno entre Braide e Duarte, mas pode haver surpresa no pleito deste ano, assim como aconteceu em 2016, quando Eliziane Gama aparecia favorita na brida contra Edivaldo Holanda Júnior, mas acabou ficando pelo meio do caminho, bem longe do segundo turno.

Quem aposta em Braide X Duarte em um possível segundo turno, pode está redondamente enganado, levando em consideração vários fatores:

1º – Entre os 8 candidatos na disputa pela Prefeitura de São Luís, o único com capacidade intelectual politicamente falando para enfrentar com argumentos ricos e poderosos o prefeito Eduardo Braide em um debate na TV será o crítico e corajoso deputado Yglésio, já que os demais, como Wellington e o próprio Duarte Júnior, mostraram incapacidade em debates anteriores. Yglésio cresceu muito das últimas eleições pra cá, e se aproveitar o fator debate na TV para mostrar suas propostas e desmascará Braide, mostrando os escândalos da gestão, pode ser a grande e agradável surpresa desta elelição.

2º – O outro fator que pode levar Yglésio ao segundo turno com Braide, caso tenha interesse de ser prefeito, seria a vinda de Bolsonaro a São Luís, em um possível ato de direita, já que Bolsonaro teve quase 40% dos votos na capital maranhense em 2022. Caso isso aconteça, Yglésio chegaria de igual para igual com Braide no segundo turno, e mudando totalmente o cenário da eleição em São Luís.

3º – Com uma oratória mais apurada e um discurso mais incisivo e forte, Yglésio precisa esquecer Duarte Júnior, focar em Braide, que seria o Líder e buscar o eleitor decepcionado e indeciso, aquele que ainda não tem candidato. A briga de Yglésio não pode ser com Duarte, mas sim com o líder do G8, Eduardo Braide.

4º – Se Yglésio reunir metade dos votos bolsonaristas em São Luís e conquistar os indecisos, o candidato do PRTB estará no segundo turno, assim como aconteceu com o agora Prefeito Braide em 2016, quando ninguém acreditava, mas acabou buscando essa mesma estratégia descrita acima e desbancando Eliziane Gama, Wellington e Fábio Câmara.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo