Juscelino Filho mantém apoio ao governo Lula, enquanto União Brasil busca ajustes
Deputado federal maranhense e Ministro das Comunicações faz um trabalho diferenciado no governo Lula
O União Brasil está buscando uma troca de ministérios em sua negociação de apoio ao governo Lula (PT) no Congresso Nacional. Em particular, o partido deseja indicar novos nomes para os ministérios da Integração Nacional e do Turismo.
Juscelino Filho, atualmente no Ministério das Comunicações, tem o apoio da articulação política do governo e da bancada, e há a intenção de que ele permaneça no cargo. Recentemente, ele esteve presente na Câmara dos Deputados em busca de votos para aprovar a reestruturação da Esplanada dos Ministérios.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, indicada pessoalmente por Lula, está de saída do União Brasil. Os deputados do partido pedem a sua substituição devido à dificuldade de relacionamento com ela, além da falta de apoio por parte da liderança da sigla.
A bancada do União Brasil na Câmara almeja também indicar um novo nome para o Ministério da Integração Nacional, atualmente comandado por Waldez Góes, do PDT. No entanto, devido à influência de Davi Alcolumbre, responsável pela sabatina de Cristiano Zanin no STF, essa demanda provavelmente não será considerada pelo Palácio do Planalto.
Há especulações de que Celso Sabino, do Pará, e Carlos Henrique Gaguim, do Tocantins, sejam possíveis ministros. De acordo com os veículos de imprensa nacional, o União Brasil estaria disposto a aceitar o Ministério do Turismo em troca de uma relação mais harmoniosa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
Por Leandro Miranda (Brasília-DF)