MEIO AMBIENTE

O que temos para comemorar no Dia do Meio Ambiente?

A data muita vezes é lembrada somente para simbolizar a comemoração

Preservar o Meio Ambiente está além de dar um abraço simbólico nas árvores, de molhar uma plantinha, ou até de fazer espetáculo no meio do jardim. Palestras, rodas de conversas, oficinas de capacitação e plantio de mudas estão entre as atividades que só aparecem nesse período, como forma de mostrar na mídia envolvimento que não existe por parte do poder público.

A preservação do meio ambiente precisa ser uma preocupação de todos, não apenas do poder público. As prefeituras deveriam trabalhar anualmente nas escolas com roda de conversa, oficinas sobre o tema e um momento de observação da natureza com vídeos sobre a preservação ambiental. Na grande maioria, os culpados dessa degradação ambiental são o povo que destrói e o poder público que não pune.

O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Boralho, enfatiza os esforços do trabalho conjunto, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância permanente de preservar o meio em que vivemos. “Deve-se ter essa consciência e sensibilidade para o que é nosso. Preservar nossos mananciais, as espécies da flora. Faremos esse trabalho com a série de oficinas de reciclagem que serão promovidas ao longo da semana e contribuirmos com nossa parte no processo de preservação”, pontuou.

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de São Luís, realizará uma ação de plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h. Materiais recicláveis serão utilizados para confecção de brinquedos em oficina promovida no evento. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.

A importância da preservação ambiental será reforçada durante contação de histórias sobre o tema, na ação Pé de Livro, na quarta-feira (6), pela manhã; na quinta-feira (7), o público participa de trilha ecológica onde serão passadas informações do meio ambiente, apreciam o musical ‘Aprendendo e Preservando o Meio Ambiente Através da Música’. No encerramento, sexta-feira (8), a palestra ‘A Semmam e o atual cenário ambiental em âmbito municipal’, para alunos do Instituto Federal do Maranhã (IFMA).

DESCARTE REGULAR

Integrando as ações em alusão ao mês do meio ambiente, a Prefeitura realiza o Fórum Municipal Lixo Zero São Luís, sob a coordenação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. “Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos”, pontua a presidente do Comitê, Carolina Estrela. O fórum será dia 13 de junho, no Convento das Mercês, Centro Histórico.

AÇÕES DE PRESERVAÇÃO

No conjunto de ações para preservação ambiental das áreas verdes de São Luís está o Plano de Manejo do Parque Esportivo e Recreativo do Bom Menino, que há cinco anos é uma Unidade de Conservação. O espaço tem finalidade esportiva, de lazer e preservação ambiental, sendo muito frequentado pelos ludovicenses.

O documento está em organização e estabelece normas, restrições de uso, ações a serem realizadas e formas de manejo dos recursos naturais do parque, na área interna e em seu entorno. Ainda, ações de plantio de mudas em espaços públicos da cidade como as praças e em atividades educativas nas escolas da rede municipal.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo