BEQUIMÃO

Peixe para Todos: Prefeitura de Bequimão distribui 10 toneladas de pescado à famílias carentes

A tradição da entrega de peixes na Semana Santa já dura 10 anos consecutivos na cidade de Bequimão

Em mais um ano, a tradicional ação do Programa Peixe Para Todos, desenvolvida pela Prefeitura de Bequimão, levou comida para a mesa de quem mais precisa durante a Semana Santa. A exemplo do que ocorre no município desde a gestão do saudoso ex-prefeito Juca Martins o prefeito João Martins fez questão de manter a tradição e distribuiu, só nesta quinta-feira (14), 10 toneladas de pescado aos moradores da sede e também da zona rural. A ação contou com o envolvimento de todas as secretarias municipais.

Servidores iniciaram as atividades logo cedo, às 7h, e se dividiram em cinco pontos do município: Mercado do Peixe, Ginásio Poliesportivo, Escola Benedita Gusmão Moraes, Escola Domingos Bouéres e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O objetivo foi dar mais comodidade e também segurança aos moradores, ao descentralizar a distribuição e evitar aglomerações nos pontos de entrega do alimento.

 

Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelo ex-prefeito de Bequimão e atual secretário municipal de Governo, Zé Martins, que representou o prefeito João Martins durante a distribuição. Também estiveram presentes os demais secretários, assessores da gestão e representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Bequimão.

“Enquanto o nosso grupo fizer a gestão do município de Bequimão, vamos não apenas manter, mas também fortalecer os programas que vêm dando certo e fazem a diferença na vida da nossa população, como é o caso do Programa Peixe Para Todos. Esse é o compromisso do prefeito João Martins e todos nós que fazemos parte da sua equipe de governo nos sentimos agraciados por poder colaborar com esse benefício socioassistencial ao povo de Bequimão. É um alimento muito importante e para um momento tão simbólico como a Semana Santa. Nesses dez anos, já foram distribuídas mais de 100 toneladas de peixes em ações como esta“, informou Zé Martins.

A distribuição dos pescados foi feita em tempo recorde graças à logística implantada pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças. Uma das estratégias utilizadas foi a pré-embalagem do alimento, o que ajudou a minimizar o tempo de espera nos locais de entrega. “Ações como essa demonstram o tamanho da sensibilidade e responsabilidade de uma gestão. E o prefeito João Martins e toda a nossa equipe estão de parabéns por manter essa tradição em mais um ano, mas quem ganha o presente mesmo é a nossa população“, destacou o secretário de Administração e Finanças, Sidney Bouéres.

Quem foi contemplado em mais um ano fala da importância de contar com o auxílio da Prefeitura de Bequimão em um período tão cheio de significados como a Semana Santa, repleto de reflexões sobre as lições de amor, paz, esperança e solidariedade deixadas por Jesus Cristo. “É bom demais. O pescado que a gente recebe aqui faz muita diferença. Pra gente que nem sempre tem condição de comprar o alimento, faz muita diferença. E a Prefeitura de Bequimão está de parabéns por manter essa tradição”, elogiou o morador Cassiano Ferreira.

Distribuição segura

A Quinta-Feira Santa também foi marcada pelo reforço no cuidado com a saúde dos bequimãoenses. A Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal, fiscalizou o cumprimento do distanciamento social e do uso da máscara, bem como distribuiu álcool em gel para quem aguardava pelo pescado nas filas.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aproveitou o momento para intensificar a prevenção ao coronavírus no município. Uma tenda foi instalada nas proximidades do Mercado do Peixe, na região do Porto de Bequimão. Por lá, profissionais de saúde realizaram testes rápidos para a detecção da covid-19, entre outros serviços, como conta a secretária municipal de Saúde, Ramone Araújo.

“O programa Peixe Para Todos tem um apelo muito forte por parte da nossa população. É tradição. Vimos neste momento a chance de sensibilizar os bequimãoenses quanto aos cuidados com a saúde, já que ainda estamos na pandemia. Aqui na nossa tenda, estamos oferecendo serviços como a aferição da pressão arterial, orientações de saúde, além de testes de glicemia, sífilis, hepatites virais e para a detecção do próprio coronavírus, como forma de alcançar as pessoas e garantir a segurança de todos que estão indo até os pontos de distribuição do pescado. Um combo completo para aproximar cada vez mais a nossa população do nosso sistema de saúde, atuando na atenção básica e na prevenção, que é tão importante para garantir o direito à saúde a cada bequimãoense“, destacou a gestora da Semus.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!