FAMEM

Prefeito João Igor representa Famem em entrega de caminhões-baús e câmeras refrigeradas

Inicialmente, 15 municípios foram beneficiados com essa ação de entrega de 15 câmaras de refrigeração para conservação de vacinas

Representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, o prefeito de São Bernardo, João Igor Carvalho, participou nesta sexta-feira, 09, da entrega de dois caminhões-baús para transporte de vacinas, medicamentos e outros insumos além de 15 câmaras de refrigeração para conservação de vacinas. Foram entregues em ato simbólico no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

Os caminhões serão utilizados tanto para o transporte de insumos para as imunizações de rotina quanto em campanhas vacinais. Os equipamentos de refrigeração foram adquiridos para atender as necessidades das Salas de Vacinação e Redes de Frio Estadual e Regionais do Estado do Maranhão.

Diante do cenário de pandemia e para auxiliar os municípios a receberem e armazenarem de forma eficaz as vacinas contra a Covid-19, a SES disponibilizou, inicialmente, 15 câmaras refrigeradas, cada equipamento tem a capacidade de 340 litros.

Os critérios para que os munícipios pudessem receber a cessão de uso foram ter atingido, no ano de 2020, a meta de cobertura vacinal igual ou superior a 50% das vacinas do Calendário Básico da Criança (3ª dose da Pentavalente, 2ª dose da pneumocócica 10-valente e 3ª dose da Poliomielite), em crianças menores de um ano de idade, e possuir população inferior a 100 mil habitantes.

Inicialmente, os 15 municípios que atingiram a meta de cobertura vacinal igual ou superior a 50% das vacinas do Calendário Básico da Criança no ano de 2020, e possuem população inferior a 100 mil habitantes, foram beneficiados: Apicum-Açu, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande, Esperantinópolis, Lajeado Novo, Campestre do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Sambaíba, Feira Nova, Marajá do Sena, Itinga do Maranhão, Presidente Médici, Governador Luís Rocha e Cedral.

O ato simbólico realizado na Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), contou com a presença da representante do COSEMS/MA, Secretária de Saúde do Município de Alcântara, Sormanne Branco, da Secretária Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira e do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo