EDUCAÇÃO

Tempo para crescer através do conhecimento

Ensino a Distância atrai cada vez mais estudantes – e profissionais – que almejam crescer, mas não têm tanto tempo de sobra para os estudos

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter um curso superior é condição fundamental para fazer a diferença na hora de buscar uma oportunidade. Mas e o que fazer quando a rotina não permite um horário fixo para se dedicar aos estudos? Pensando nisso, instituições de ensino superior têm, cada vez mais, buscado alternativas para atender a essa demanda crescente. O chamado EaD – Ensino a Distância, por exemplo, já é uma alternativa frequente para quem deseja começar a graduação ou experimentar uma nova profissão.

Foi o caso da Márcia Penha, que fez uma graduação presencial e agora, na segunda, não conseguiu conciliar os horários de estudo e trabalho. Assim, ela escolheu o método EaD. “Precisava adaptar os estudos ao novo ritmo do meu dia a dia. Cuidando de casa e do trabalho, não consegui voltar à sala de aula tradicional, como no meu primeiro curso superior. Então, depois de avaliar bastante, decidi pelas aulas online e tenho ficado bastante satisfeita”, garante a jornalista.

Mas não adianta embarcar em um curso superior a distância se não houver algo básico e fundamental: disciplina. Por isso, as faculdades investem em uma nova modalidade de ensino, chamada de “flex”, em que o aluno pode fazer uma parte do curso de forma presencial e a outra, online. “As pessoas estão se ocupando de diversas maneiras, e, por isso, é fundamental que nós também estejamos preparados para receber quem quer estudar e não tem disponibilidade de horário fixo. Ou quem necessita das aulas presenciais por causa do fator ‘disciplina’. Nessa nova modalidade, o aluno faz 3/5 do curso à distância e 2/5 de forma presencial”, explicou Geraldo Siqueira, diretor-geral da Faculdade Estácio São Luís..

De acordo com o último Censo da Educação Superior, em dois anos, a Educação à Distância cresceu mais de 20% no país nos últimos 2 anos. O aumento se dá, principalmente, pela maleabilidade e, também, por causa do conforto e dos preços mais atrativos. Isso sem falar na superação do estigma e dos preconceitos. “Antes, havia um receio sobre Ensino a Distância, afinal, era novidade para todos. Mas é importante reforçar que a certificação do diploma tem a mesma importância, o mesmo peso, que a do ensino tradicional, presencial”, enfatizou o diretor-geral da Estácio na capital maranhense.

SAIBA MAIS: FLEX

Na modalidade Flex, assim como na EaD, os cursos disponibilizam aulas gravadas, facilitando a vida do aluno, que pode repetir o conteúdo quantas vezes quiser. Além disso, o estudante pode contar com aulas online e ferramentas como o “converse com seu tutor”, promovendo uma interação segura e rápida com a instituição. Na prática, esses novos modelos de ensino flexíveis vêm para ajudar a dar oportunidade a quem precisa se qualificar e não pode abrir mão das atividades diárias.

 

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo