Vereador de São Luís acusado de agressão se defende e alega tentativa de extorsão por blogueiro
Edson Gaguinho divulgou nota de esclarecimento, apresentou sua versão dos fatos e informou que o caso já está sob análise do setor jurídico de seu gabinete.
O vereador de São Luís Edson Gaguinho se pronunciou nesta quinta-feira (5) após ser acusado de agredir o blogueiro Rafael da Juventude nas dependências da Câmara Municipal. O parlamentar divulgou uma nota de esclarecimento na qual afirma ter sido vítima de uma suposta tentativa de extorsão e sustenta que apenas agiu em legítima defesa.
Conhecido por um perfil discreto e de pouca exposição, Gaguinho sempre manteve uma relação respeitosa com a imprensa. O próprio Portal G7, apesar de já ter feito críticas à atuação do parlamentar, sempre foi tratado com cordialidade por ele, inclusive com retorno de ligações e diálogo institucional — fato que torna o episódio ainda mais surpreendente para quem acompanha sua trajetória política.
De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, a confusão ocorreu dentro da Câmara Municipal e envolveu o vereador e o blogueiro. Testemunhas afirmam que houve um confronto físico, e um vídeo que circula nas redes sociais mostra Rafael da Juventude com ferimentos na boca. O episódio teria sido presenciado por servidores e demais pessoas que transitavam pela Casa Legislativa no momento.
Até o momento, não há informações oficiais detalhando o que motivou o desentendimento. Rafael da Juventude informou que procurou a Delegacia de Polícia Civil para registrar ocorrência contra o parlamentar, o que levou o caso a ser oficialmente judicializado.
Em sua nota, Edson Gaguinho afirma que vinha sendo abordado de forma insistente pelo blogueiro, que, segundo ele, fazia pedidos de dinheiro. Diante das negativas, o vereador alega que passou a ser alvo de ataques e difamações nas redes sociais, fatos que, segundo o parlamentar, já haviam sido registrados em boletim de ocorrência anteriormente.
“Ao chegar à Câmara, fui surpreendido por um indivíduo conhecido como Rafael da Juventude, que de forma reiterada vinha me procurando com pedidos de dinheiro. Diante das minhas negativas, ele passou a me atacar com ofensas e difamações nas redes sociais. Na data de hoje, voltou a me insultar e me agredir. Apenas me defendi para preservar minha integridade física”, afirmou o vereador.

Gaguinho também ressaltou que já adotou todas as medidas judiciais cabíveis e que confia na apuração dos fatos pela Justiça. Na nota, o parlamentar fez questão de destacar seu respeito à imprensa e à liberdade de expressão, mas criticou o uso indevido da atividade de comunicação para, segundo ele, pressionar, caluniar ou difamar com interesses pessoais.
Com versões conflitantes apresentadas pelas duas partes, o caso agora segue sob investigação da Polícia Civil, que deverá ouvir envolvidos e testemunhas para esclarecer o ocorrido.
VERSÃO DE RAFAEL DA JUVENTUDE
O blogueiro Rafael da Juventude divulgou nota pública repudiando o que classificou como “agressões sofridas” por parte do vereador de São Luís Edson Gaguinho, ocorridas no estacionamento da Câmara Municipal. Na manifestação, Rafael nega qualquer provocação e afirma que foi vítima de violência gratuita.
Segundo o blogueiro, a agressão teria sido “covarde, injustificável e unilateral”, praticada sem que houvesse diálogo ou confronto verbal. Ele garante que, em nenhum momento, reagiu ou revidou, mantendo uma postura pacífica diante do ocorrido.
“Ressalte-se que as afirmações constantes na nota divulgada pelo vereador Edson Gaguinho são inverídicas e totalmente infundadas”, afirmou Rafael, negando qualquer tentativa de intimidação, extorsão ou discussão prévia com o parlamentar.
De acordo com o relato, o episódio ocorreu no momento em que o vereador chegava à Câmara Municipal. Rafael reforça que não dirigiu a palavra ao parlamentar antes da agressão e que o ataque teria ocorrido de forma repentina.
O blogueiro informou ainda que já solicitou acesso às imagens das câmeras de segurança do local, que, segundo ele, devem comprovar que não houve qualquer provocação de sua parte. Para Rafael, os registros visuais demonstrarão que a agressão foi cometida “de maneira gratuita”.
Rafael da Juventude também confirmou que registrou Boletim de Ocorrência e afirmou confiar que as autoridades competentes irão apurar os fatos com o devido rigor, a fim de que todas as medidas legais cabíveis sejam adotadas.
Ao final da nota, o blogueiro reafirmou seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito, e declarou que aguardará a apuração dos fatos para que a Justiça prevaleça.
Resta à Justiça definir onde está a verdade: se houve agressão injustificada ou se o vereador realmente foi alvo de tentativa de extorsão e agiu em legítima defesa. Até lá, o episódio expõe mais um capítulo delicado da relação entre política, comunicação e conflitos nos bastidores do poder municipal.



