NOTÍCIAS

Viana-MA: Uma cidade histórica e encantadora

Situada na Região dos Lagos, Viana está entre as cidades históricas mais lidas do Maranhão

A Rua Antônio Lopes, conhecida como Rua Grande, principal rua da cidade histórica de Viana-MA, possui belas casas com fachadas de azulejos e outras com esplêndidas linhas coloniais, com os tradicionais canto grande, canto do galo e canto do Joao Cordeiro.
A citada rua toda calçada de paralelepípedos, com registro de 1911, em lápide, no canto do galo, faz parte do tombamento da cidade pelo Decreto 10.899 de 17/10/1988, com destaque para a casa de Ananias Castro, que foi vice prefeito de Viana na gestão Acrísio Mendonça, casa que conheci e frequentei na época da minha infância, que é uma das mais belas casa colonial da Cidade dos lagos, onde foram realizados antigos bailes de carnaval numa época onde não existiam os clubes na cidade, com a animação da orquestra “São Benedito” de Ozias Mendonça.
Essa casa pertenceu ao Senhor Joaquim Inácio Serra, pai do padre, professor, escritor e Ministro do TST, vianense nascido no então povoado Matinha (hoje município) Astolfo Serra. Depois o imóvel passou a ser de propriedade da família Aquino, do Sr. Amâncio de Aquino, autor da letra do Hino de Viana, que era funcionário dos Correios e telégrafos e também funcionou neste imóvel a sede dos Correios e Telégrafos, e pai de Newton de Aquino, artista plástico que idealizou o escudo ou brasão de Viana, sob encomenda do então presidente da Câmara municipal de Viana, Ozimo de Carvalho, durante a gestão do prefeito Luís de Almeida Couto.
Após alguns anos a residência passou a ser de propriedade do Sr. Ananias Castro, que foi vice prefeito de Viana e hoje pertence ao Dr. César Lindoso, que recentemente restaurou o imóvel mantendo as características arquitetônicas.
Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!