POLÍTICA

Paulo Victor é eleito novo presidente da Câmara de São Luís

O vereador assumirá o comando da Casa Legislativa a partir de janeiro de 2023

Por meio da chapa única Vai dar Certo e de forma unânime, Paulo Victor é o presidente eleito, para o biênio 2003/2004, da Câmara Municipal de São Luís. O que vinha sendo desenhado com muita habilidade pelo vereador de 36 anos, por meio de diálogo e empatia, foi formalizado, nesta segunda-feira (4), com a eleição da Mesa Diretora que ele encabeça.

A eleição recebeu votação presencial dos 31 vereadores: Dr Gutemberg; Paulo Victor; Thyago Freitas; Octávio Soeiro; Aldir Júnior; Ribeiro Neto; Karla Sarney; Rosana da Saúde; Álvaro Pires; Andrey Monteiro; Antonio Garcez; Astro de Ogum; Beto Castro; Chico Carvalho; Concita Pinto; Domingos Paz; Daniel Oliveira; Edson Gaguinho; Fátima Araújo; Francisco Chaguinhas; Coletivo Nós, representado pelo co-vereador Jhonatan Soares; Marcial Lima; Marcos Castro; Marlon Botão; Marquinhos; Nato Júnior; Raimundo Penha; Silva Noely; Umbelino Júnior; Zeca Medeiros; e o atual presidente, Osmar Filho.

Durante a manifestação dos votos, foram muitos os reconhecimentos sobre as virtudes do presidente eleito, como humildade, perseverança, resiliência, respeito, articulação e abertura para diálogo, que resultou na convergência entre os aliados iniciais e oposição. Destaque para as falas de Edson Gaguinho, Fátima Araújo; Marcial Lima; Raimundo Penha, Silva Noely, que destacaram o empenho que Paulo Victor destinou em todo o processo. “Hoje Deus está coroando essa grande vitória. Pessoas zombavam de você, e hoje Deus está te dando essa grande vitória. Eu sofri muita retaliação contigo, até de alguns colegas vereadores, mas fui em frente, acreditei e estou muito feliz de te ver presidente desta Casa”, pontuou o vereador Edson Gaguinho.

“Esta Casa merece uma pessoa com o coração humilde, uma pessoa simples, que venha contribuir não só com a Câmara Municipal, mas também com a população ludovicense”, falou Fátima. “Paulo Victor, pode chorar à vontade, porque eu acompanhei a tua luta, camarada. Tua luta foi árdua. Foi muito difícil chegar a esse ponto. Parabéns! Voto na chapa que lutou, que venceu e alcançou o mérito pela resistência, e que é aclamado acima de tudo pelo respeito ao parlamento”, disse Marcial.

“Não havia um milímetro de dúvida que você seria o próximo presidente desta Casa. Teve vereador aqui, que não vou citar o nome, que chegou a dizer que votava num cachorro, mas não votava em Vossa Excelência [Paulo Victor], e depois teve a maturidade, o entendimento de que o melhor para a cidade era o seu nome”, pontuou Marquinhos.

“Quando a gente vê a formação da chapa, o primeiro vice-presidente é o vereador Chaguinhas, que no passado teve desavença com Paulo. E é de uma capacidade gigantesca. No momento que você ganhou a eleição, chamou alguém que no passado você teve problema e disse: ‘vem, quero que esteja do meu lado’. Isso é realmente estar olhando pra frente”, recordou Raimundo Penha.

“Quero parabenizá-lo pela humildade. O Paulo não tinha necessidade alguma de me chamar ontem em sua casa, ele já está eleito, mas ele me chamou porque ele queria me ouvir. Tivemos uma longa conversa, em que a gente pôde rever algumas coisas que eram pedras no nosso caminho, e pude ver uma humildade que eu não enxergava antes. Te parabenizo por todo o processo, pela forma como tu conduziu”, comentou Silva Noely.

“Tenho certeza de que essa memória vai ficar cravada na mente do seu filho Maximus [de 6 de idade]. Eu vislumbrei naquela idade, e olhando com sua bravura, com suas noites sem dormir, com sua dedicação e com sua abdicação da sua família. Eu vivi na pele tudo isso, meu amigo, e eu tenho muito orgulho dos meus pais. E eu tenho certeza de que o teu filho vai ter muito orgulho de ti, a tua esposa tem muito orgulho de ti. A tua mãe, a tua família têm muito orgulho de ti”, avaliou Umbelino Júnior.

Paulo Victor

Muito emocionado, o discurso do presidente eleito, Paulo Victor, foi de agradecimento e de retrospectiva, resumindo todas as fases pelas quais passou. E reiterou a união que deseja estabelecer. “Com o coração transbordando de gratidão, quero saudar todos os presentes. É um dia de muita emoção e de reiterar o nosso compromisso. São novos horizontes que me mostram que resiliência, fé em Deus e união foram fundamentais para vencer esse pleito”, destacou.

Carlos Brandão e Felipe Camarão 

Ele também fez um agradecimento especial ao governador Carlos Brandão e ao ex-secretário de Saúde Felipe Camarão. “Carlos Brandão me acolheu como um filho, Felipe Camarão, que acreditou em mim desde o princípio. Vocês foram grandes incentivadores, conselheiros em cada etapa. Tenho a honra de contar com a amizade e parceria de vocês”, disse.

Antes de anunciar a Mesa Diretora, Victor reforçou a o desejo de união. “Temos um objetivo em comum: são as pessoas, os menos favorecidos, são os mais pobres, que são a ponta da nossa sociedade. Foram momentos de apreensão, mas também de construção e fortalecimento, de uma irmandade que será peça essencial na gestão que faremos no próximo biênio”, garantiu.

Mesa Diretora 

A composição da Mesa Diretora eleita tem Francisco Chaguinhas, como primeiro vice-presidente; Ribeiro Neto, como segundo vice-presidente; Edson Gaguinho, como terceiro vice-presidente; Aldir Júnior, como primeiro secretário; Beto Castro, como segundo secretário; Fátima Araújo, como terceira secretária; Andrey Monteiro, como quarto secretário; e Antonio Garcez, como quinto secretário. Após fim da sessão extraordinária da eleição da Mesa Diretora, todos os vereadores subiram em marcha com destino ao Palácio dos Leões, para serem recebidos pelo novo governador do Maranhão, Carlos Brandão, que se comprometeu em trabalhar em harmonia com o legislativo municipal da capital.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!