POLÍTICA

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data aponta liderança de Weverton Rocha

Weverton Rocha mantém liderança em todas as pesquisas já realizadas no Maranhão desde 2021

Segundo pesquisa do Instituto Real Time Big Data, o senador Weverton Rocha (PDT), lidera a corrida eleitoral para o Palácio dos Leões com 24% contra o atual governador Carlos Brandão (PSB), que aparece com 22% das intenções de voto.

O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (22) no site nacional R7.COM e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Seguindo a sequência na pesquisa estimulada – quando os candidatos são apresentados em uma lista – Lahesio Bonfim (PTC) aparece em terceiro lugar, com 13%, seguido de Edivaldo Holanda Jr (PSD), com 12%, e de Simplicio Araújo (Solidariedade), com 1%. Enilton Rodrigues (PSOL) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram. Pessoas que pretendem votar branco/nulo somaram 10%, e quem não sabe/não respondeu, 18%.

Confira o resultado da pesquisa estimulada – governo do Maranhão:

Weverton Rocha (PDT): 24%
Carlos Brandão (PSB): 22%
Lahesio Bonfim (PTC): 13%
Edivaldo Holanda Jr (PSD): 12%
Simplicio Araújo (Solidariedade): 1%
Enilton Rodrigues (PSOL): 0%
Hertz Dias (PSTU): 0%.
Branco/Nulo: 10%
Não sabe/Não respondeu: 18%

Na pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apontados – Brandão e Rocha aparecem empatados, com 10% das intenções de voto. Lahesio Bonfim somou 5% e Edivaldo Holanda Jr obteve 4%. Nesse cenário, o levantamento não detalhou as pretensões dos eleitores para votar em Simplicio Araújo, Enilton Rodrigues e Hertz Dias.

Pesquisa espontânea – Governo do Maranhão:

Weverton Rocha (PDT): 10%
Carlos Brandão (PSB): 10%
Lahesio Bonfim (PTC): 5%
Edivaldo Holanda Jr (PSD): 4%
Branco/Nulo: 11%
Não sabe/Não respondeu: 60%

O senador Weverton também lidera quando o assunto é rejeição para o governo do Maranhão, com 30%. Carlos Brandão tem 23% de reprovação e é seguido de Lahesio Bonfim e Edivaldo Holanda Jr, ambos com 18%. Simplício Araújo, Enilton Rodrigues e Hertz Dias aparecem com 14%, 13% e 12%, respectivamente.

Senado

Na pesquisa estimulada para senador pelo Maranhão nas eleições deste ano foram apresentados cinco nomes, e Flávio Dino (PSB) – que deixou o governo do estado para tentar uma vaga no Senado – aparece na frente, com 45% das intenções de voto.

O atual senador Roberto Rocha (PTB) somou 27% e figura em segundo lugar. Pastor Abel (Agir 36) registrou 5%. Antônia Coriongo (PSOL) tem 3%, e Saulo Arcangeli (PSTU), 0%.

Pesquisa estimulada – senador pelo Maranhão:

Flávio Dino (PSB): 45%
Roberto Rocha (PTB): 27%
Pastor Abel (Agir 36): 5%
Antônia Coriongo (PSOL): 3%
Saulo Arcangeli (PSTU): 0%
Branco/Nulo: 11%
Não sabe/Não respondeu: 9%

Quando os entrevistados foram estimulados a escolher entre Dino e Rocha, o ex-governador também saiu na frente, com 49%. O senador petebista registrou 30% das intenções de voto.

A pesquisa do Real Time Big Data foi feita por telefone com 1,5 mil eleitores maranhenses, entre os dias 20 e 21. O nível de confiança é de 95%, o que significa que a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%, levando em consideração a margem de erro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-01727/2022.

Por Clodoaldo Corrêa

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!