BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão segue investindo na capacitação da Atenção Primária à Saúde

Objetivo da qualificação é garantir mais qualidade de vida a toda população bequimãoense

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na qualificação, valorização e melhoria dos serviços prestados pelos agentes comunitários de saúde à população do município. As transformações implementadas pelo prefeito João Martins vão desde o auxílio na reestruturação do prédio da categoria até a concessão de reajuste salarial. E, para completar, agora, os profissionais também passam por um curso que vai capacitar 42 agentes, buscando a melhoria do atendimento da Atenção Primária em Saúde (APS).

De acordo com a organização, a realização do curso partiu da necessidade que o Ministério da Saúde tem de contar com uma busca ativa mais eficaz na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação oferecida aos ACS’s conta com a contrapartida da administração municipal, que entende a importância de aprimorar o serviço de saúde em Bequimão, conforme explica o prefeito João Martins.

“Nós temos uma saúde extremamente comprometida com a qualidade de vida e o bem-estar dos bequimãoenses. Então, é extremamente importante manter esses ciclos de formação e atualização dos nossos profissionais, buscando aprimorar cada vez mais esse trabalho da Atenção Primária, que funciona como uma espécie de porta de entrada da saúde. eja por meio de investimentos em estrutura, melhores condições de trabalho, equipamentos e, principalmente, qualificação, como é a proposta do curso realizado hoje aqui no nosso município”, afirmou o prefeito de Bequimão.

A secretária de Saúde de Bequimão, Ramone Araújo, conta que, além de qualificar esses profissionais, o curso é um importante instrumento para aprimorar a assistência à saúde preventiva da população e desafogar a demanda nas unidades de saúde. “Com prevenção e adequado acompanhamento da nossa população, conseguimos atingir muitos objetivos como, por exemplo, a garantia de que a nossa população vai ser melhor assistida e, também, reduzir consideravelmente a demanda nos nossos hospitais, centros e unidades básicas de saúde. São muitos os benefícios de contar com essa capacitação e a gestão do prefeito João Martins entende a importância de buscar cada vez mais parcerias neste sentido”, enfatizou a secretária Ramone Araújo.

Valorização

Após anos sem política salarial definida, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias de Bequimão (ACE’s) passaram a contar com uma remuneração justa em reconhecimento ao importante serviço prestado diariamente à população, garantindo o fortalecimento da Atenção Primária. Os salários reajustados com base na promulgação da Emenda Constitucional 120, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais, começaram a ser pagos no município, durante a gestão do prefeito João Martins. Atualmente, o piso salarial da categoria está fixado em R$ 2.424,00.

“O mês de maio já foi um mês de muita festa para todos os nossos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a partir da aprovação do piso salarial da categoria. Agora, no mês de julho, estamos vendo o reflexo da consolidação dessa vitória e mais um compromisso da nossa gestão para com estes servidores da saúde sendo cumprido”, disse o prefeito de Bequimão, João Martins, ao anunciar o reajuste nos salários dos ACS’s.

Os servidores também tiveram direito ao pagamento dos valores retroativos referentes aos dois últimos meses de trabalho, como assegurou o prefeito João Martins, durante uma de suas muitas reuniões com a categoria, sempre buscando o diálogo e a valorização de todos. “Na nossa gestão, estamos tendo essa grande oportunidade de fazer história e justiça, valorizando esses profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado da nossa população. Aproveito para parabenizar todos os nossos agentes que seguem firme neste propósito. Não tenho dúvidas de que vão seguir ainda mais motivados a partir deste merecido incentivo”, acrescentou o prefeito João Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!